terça-feira, agosto 04, 2015

A nova fraude das autoridades russas

O Comité de Investigação da Rússia, o mesmo que já mais de um ano está à falsificar o caso criminal contra a piloto ucraniana Nadia Savchenko, publicou o “Livro branco dos crimes...”, alegadamente ucranianos, cometidos na região de Donbas, usando como a capa da obra uma foto falsificada, imagem de Donetsk, manipulada pelo programa Photoshop.

O primeiro à noticiar o caso foi o repórter especial do jornal russo “Komersant”, Ilya Barabanov, no seu Facebook.

Isso é muito risível.
O Comité de Investigação publicou o “Livro branco dos crimes – tragédia do sudeste da Ucrânia”. No comunicado de imprensa na página do CI é mencionado que o livro saiu sob a redação do próprio Alaksandr Bistrikin (o chefe máximo do Comité).
Limpezas punitivas das localidades, assassinatos das mulheres e crianças, raptos e assassinatos dos jornalistas, torturas dos cidadãos pacíficos e os prisioneiros chocam qualquer pessoa normal ao fundo de alma”, – é uma citação do próprio Bistrikin.

E a risibilidade está nisso, nunca houve em Donetsk nem aquelas explosões, nem os incêndios. A foto (na capa) é falsificada, sobre o que foi escrito muitas vezes. Mas mesmo neste caso o CI não conseguiu evitar a fraude (FONTE).

A foto, usada no capa do livro russo, que retrata o alegado bombardeamento de Donetsk pela aviação, é absolutamente falsa e foi denunciada como tal, ainda em maio de 2014, pela conhecida página ucraniana Stopfake.org
Foto real de Donetsk, manipulada pelos falsificadores russos
Os jornalistas ucranianos provaram claramente que a foto original foi retirada da página do estúdio fotográfico Fotoluxstudio.com, sediado em Donetsk, e depois a foto foi manipulada, de uma maneira semi-amadora, com auxílio do programa Photoshop, escreve Pravda.com.ua.
A mesma foto falsificada foi usada em 26 de maio de 2014 pela página russa Politnavigator, para ilustrar os alegados “crimes de guerra” à ocorrer em Donetsk.

Ler mais: “20 maiores mentiras russas sobre Ucrânia” (em inglês):
http://www.russialies.com/russias-top-20-lies-about-ukraine

Sem comentários: