quarta-feira, abril 22, 2015

O míssil moderno fabricado na Ucrânia

Ao pedido dos nossos leitores, publicamos os dados sobre o sistema de míssil moderno antitanque, criado e fabricado na Ucrânia.

«Stugna-P» (também conhecido como «Skif») é um sistema de míssil antitanque criado no Bureau Estatal de Construção de Kyiv «Luch», um dos principais criadores de armamento de aviação e antitanque na Ucrânia.
O sistema de mísseis antitanque portátil foi desenhado para a destruição de alvos blindados estacionários e móveis, equipados com os sistemas modernos de blindagem combinada, transportada ou monolítica, incluindo ERA (blindagem explosiva reativa), bem como alvos minúsculos, como depósitos de armas, blindados colocados nas trincheiras, objetos de blindagem ligeira e helicópteros.
As características especiais do sistema residem na possibilidade de usar o míssil contra os alvos em cenários fechados e à partir dos abrigos, o que reduz o risco do seu operador ser atingido pelo fogo inimigo.
O sistema é completado com os mísseis de 130 e 152 mm, nos contentores de transporte e lançamento, com os conjuntos de explosivos cumulativos (RK-2S, RK-2M-K) e com ogivas de explosivos de alta fragmentação (RK-2 OF, RK-2М-OF).
 
Mais informação na página do fabricante.
No dia 12 de abril de 2011, o sistema, com o nome de código «Stugna-P» foi oficialmente adotado pelo Ministério da Defesa da Ucrânia. Mas só a guerra russo-ucraniana obrigou Ucrânia acelerar a fabricação destes mísseis, que já foram batizados na imprensa de “Javelin ucraniano”.

Sem comentários: