segunda-feira, novembro 12, 2012

A perda da URSS prometida


A morte do Leonid Brejnev novamente trouxe à superfície da Internet a polémica sobre o “país que foi perdido”, URSS, “primeiro estado dos camponeses e operários”. O texto que se segue tenta refletir sobre o assunto. As fotos são do fotógrafo Ian Berry e foram tirados em Odessa (sul da Ucrânia) nas décadas 1970-1980.

Então, eis a lista incompleta de tudo que foi perdido com a morte da URSS…  

As filas nas lojas para comprar as coisas mais elementares por vezes se estendiam aos quilómetros. 300 pessoas na fila para comprar leite. Dizem que URSS venceu o fascismo, tinha armas mais modernas e mandou o homem para o espaço. Mas o que isso vale se o país não conseguia produzir sapatos e roupas decentes em quantidade suficiente para os seus próprios cidadãos?

Dizem que na URSS não faltava nada. O café instantâneo era extremamente raro, o papel higiênico e os pensos higiênicos surgiram apenas na década de 1980, antes disso se usava o papel do jornal e algodão, antes disso os panos. As filas enormes se formavam para comprar o papel higiénico, pessoas compravam dezenas de rolos de cada vez e os levavam amarrados ao pescoço até a casa.

Nas lojas, os produtos não eram vendidos, mas “distribuídos”, pois o vendedor na hierarquia soviética era mais importante que o comprador. Vendedor possuía a Sua Excelência Mortadela e o comprador apenas apresentava os papelinhos sem o poder de compra. Os jovens construíam BAM para poder ganhar mais, quando em casa uma lata de sardinhas era uma compra de culto, duas – três por cada comprador e só no Ano Novo.

Bónus

Depois de ficar duas horas na fila enorme para comprar leite (no inverno a fila terminava fora da loja no frio terrível), o vendedor muito mal-humorado com bata suja gritava contigo: “Acabou o leite, ficou o peixe congelado, vai comprar ou saia!” Você leva o peixe num papel sujo e cinzento até a sua cozinha mal projetada em uma Khrushovka e pensa: “Mas com caneco, vivo no melhor país do mundo, na URSS!”      

Mais fotos:

1 comentário:

Anónimo disse...

perca ou perda?

esse artigo é muito interessante sobre a revelacao de nomes de pessoas que colaboraram com a KGB:

http://www.presseurop.eu/pt/content/article/3006981-o-kgb-ainda-mexe