quinta-feira, novembro 01, 2012

Batalha pela assembleia de voto № 223


Ausente dos noticiários das televisões mundiais (as legislativas do dia 28 já não são notícia), Ucrânia vive neste momento algumas batalhas eleitorais comparadas ao "verão quente" português.

O palco principal é a assembleia de voto № 223 em Kyiv, deputado Viktor Pylypyshyn, independente apoiado pelo Poder contra Yuri Levchenko da VO Svoboda (Liberdade). No fim do 3º dia da contagem de votos foram contabilizados apenas 76,23%.

E dificilmente poderia ser diferente, pois o trabalho é constantemente perturbado pelos “jornalistas” e “observadores” afetos à equipa do Pylypyshyn. A polícia mantém a “neutralidade”…
“jornalistas” e “observadores” do Pylypyshyn
18h28: um grupo de “jornalistas” e “observadores” do Pylypyshyn se infiltra na assembleia do voto, onde provoca a luta corporal com uso de gás pimenta. Os agressores rasgam e estragam os votos favoráveis ao candidato da VO Svoboda.

19h00: dentro da assembleia foi usada uma tocha de fumo. A assembleia é cercada pela polícia, 30-50 patrulheiros e 20 de polícia de choque. Cerca de 30-40 “jornalistas” e “observadores” de estatura desportiva, vestidos com fatos de treino e casacos de cabedal tentam forçar a entrada na assembleia. A polícia não montou nenhum cordão de segurança entre eles e apoiantes da VO Sboboda. Dado que os “desportistas” tentaram entrar na assembleia na noite de 30 para 31 de outubro, os apoiantes da Svoboda ficarão de vigília durante toda a noite.

Em resultado da contabilidade paralela dos votos, baseada nos protocolos de votação devidamente assinados e carimbados, Yuri Levchenko ganhou o escrutínio, mas o seu adversário usa todas as artimanhas para falsificar os dados.

Durante a recontagem são estragados os boletins a favor do Levchenko, foram detetados os casos de inserção de dados falsos a favor do Pylypyshyn no sistema eletrónico da Comissão Nacional de Eleições, etc.

Neste momento todas as entradas e saídas da assembleia de voto № 223 são bloqueadas pela Polícia de Choque e pelos 200-300 apoiantes da VO Svoboda.  

Ver no YouTube:

Ver fotos:

Sem comentários: