sexta-feira, novembro 02, 2012

Sangue nas legislativas ucranianas


A situação à volta do círculo eleitoral № 132 em Pervomaysk (província de Mykolaiv, sul da Ucrânia) é pré-revolucionária, confrontos entre polícia e populares resultaram em sangue e a população cortou a autoestrada Mykolaiv – Kyiv, informa UA.politics.

Se na capital ucraniana, Kyiv, o Partido das Regiões sente a pressão mínima da imprensa e dos EUA e UE, nas regiões eles se comportam como uma verdadeira ditadura.

Na última noite de 1 para 2 de novembro, o precinto de contagem de votos do círculo eleitoral № 132 em Pervomaysk (província de Mykolaiv, sul da Ucrânia) foi tomado de assalto pela polícia de choque do agrupamento “Berkut”. Tudo aconteceu após Arkady Kornatskiy, o candidato da “Frente Camponesa” (oposição afeta à Yulia Tymoshenko) passou a liderar o escrutínio contra Vitali Travyanko do Partido das Regiões.

A polícia de choque atacou o precinto, a oposição barricou-se dentro das instalações, mas as portas foram derrubadas. A polícia forçou a abertura do cofre e retirou os originais de protocolos de votação, a sua retirada não foi legalmente protocolada.

Ataque noturno da polícia de choque contra o precinto eleitoral №132, 02.11.12, cerca de 3h00 – 4h00


A retirada dos boletins foi bloqueada pela população, a polícia de choque, apoiada pela polícia de segurança pública, agredia as pessoas aos pontapés, usava gás pimenta e os bastões. Mais uma vez o autocarro do “Berkut” foi cercado pelos populares, depois o seu caminho foi barrado pelos 5 camiões, que não permitem a retirada dos boletins. As testemunhas afirmam que polícia está a destruir os boletins de voto. A oposição informa sobre 10 pessoas feridas, um em estado grave. A situação se tornou um caso nacional, escrevem Texty.org.ua.

Ver no YouTube:


Às 5h00 do dia 2 de novembro todas as entradas da cidade de Pervomaysk estão cortadas. À cidade foram enviados três autocarros com polícia de choque “Berkut”, liderados pelo comandante deste destacamento. Polícia é armada com as armas de fogo automáticas, escreve blogueiro Danylyuk.

Blogueiro Igor Pylypchuk informa que polícia de choque prepara o segundo assalto para retirar os boletins de voto, usando reforços policiais vindas de outras cidades ucranianas.

Neste momento o precinto (câmara municipal) é cercado por cerca de 500 pessoas, mas o seu número aumenta. Entre eles estão quer os apoiantes do Arkady Kornatskiy da “Frente Camponesa”, quer os adversários do partido do poder, indignados pelo roubo e falsificação da sua vontade eleitoral. A polícia de choque protege o seu autocarro, na cidade está a chover, mas as pessoas estão decididos ficar até o fim, escreve ia-prometei.org.ua.

Mais um vídeo do ataque noturno

Sem comentários: