domingo, novembro 04, 2012

Fator prisional das legislativas ucranianas


Desde 2004 se sabe que o presidente ucraniano Viktor Yanukovych na sua juventude assaltava as pessoas para lhes gamar os gorros de pele (eram um símbolo de estatuto social e custavam um bom dinheirão). No entanto, o fator prisional continua jogar o seu papel importante em cada ato eleitoral. As legislativas de 2012 não foram uma exceção.

Vejamos os círculos eleitorais #168-181 na província de Kharkiv. A totalidade de votos na província é 1.135.056, entre estes 19.417 foram dados pelas assembleias de voto especiais: cadeias, centros de detenção temporária, hospitais, incluindo psiquiátricos, ou seja 1,71% de todos os votos da província. Não é preciso explicar que as pessoas nestes locais votam segundo a exigência das autoridades, oficiais ou criminosas, os famosos “vori v zakone” (ladrões em lei, a elite do submundo criminal).

Outras batalhas eleitorais

Círculo eleitoral № 132 (Pervomaysk, província de Mykolaiv)
Círculo eleitoral Nr. 132, votos "contados" pela polícia de choque
foto@ Mustafa Nayyem
A Comissão Central das Eleições (CCE) recebeu os protocolos de votação e os mandou à análise da autenticidade. Após o apuramento de 100% de votos o candidato da oposição Arkadiy Kornatskiy ganhava com vantagem de 4.299 votos e “de repente” passou para o 2º lugar, perdendo para o candidato do Partido das Regiões, escreve Radio Svoboda.

Círculo eleitoral № 223 (Kyiv)
O vice-campeão europeu do sumo, Dmytro Slepchenko
durante o ataque contra o círculo eleitoral 223 em Kyiv
foto Kateryna Avramchuk
A diferença entre o candidato pró-poder e o candidato da VO Svoboda (Liberdade), Yuriy Levchenko neste momento é de 31 (!) votos, no fim do 7º dia de contagem foram apurados 86,13% dos votos, o chefe da comissão eleitoral local foi afastado das funções pela decisão da CCE.

Círculo eleitoral № 211 (Kyiv)

O ato eleitoral foi ganho pelo candidato da oposição Serhiy Teriokhin, mas o Tribunal Administrativo de Kyiv (que não possui a função de fiscalizar a CCE) ordenou a recontagem de votos em várias assembleias de voto. O processo de recontagem também está parado para respeitar os trâmites legais da decisão do tribunal.

Provavelmente a CCE poderá mandar repetir o ato eleitoral em alguns círculos eleitorais mais problemáticos… A OSCE tem neste momento 45 (Sic!) observadores em toda a Ucrânia, quando país possui 225 círculos uninominais no território nacional. No total, em 8 círculos uninominais ainda não foram contados todos os votos, em 5 os votos já foram contados, mas existem as exigências judiciais de recontagem dos votos, informa Newsru.ua.

Sem comentários: