sábado, fevereiro 15, 2025

Ucrânia (re)descobre o Brasil ucraniano

Ucrânia continental conhece menos do que devia a sua Diáspora, e muito menos ainda o Brasil ucraniano, concentrado, mas não unicamente, no estado do Paraná, onde vivem até 500.000 ucraniano-brasileiros, ou como eles costumam se chamar, «nashi lhude», a nossa gente.

O verdadeiro embaixador popular dessa Ucrânia esqiuecida, que só agora está sendo (re)descoberta pelos ucranianos é o realizador brasileiro Guto Pasko, ucraniano de origem. Ele já realizou cinco documentários sobre a vida dos ucranianos no Brasil e a história da emigração, que começou há 130 anos. Analisámos as histórias mais interessantes dos seus filmes:

A história da emigração ucraniana no Brasil vista através dos filmes do Guto Pasko, nomeadamento do seu filme épico Made in Ucrânia (2005):

Made in Ucrânia (filme inteiro):

Ler a entrevista do Guto Pasko à página ucraniana Obozrevatel.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alexandre de Moraes, segundo fontes jornalísticas, estaria ameaçando a família do Mauro Cid. Para ele depor contra o ex-presidente Bolsonaro e assim montar a narrativa de golpe do dia 8 de janeiro, pois ele está fazendo pressão para montar uma narrativa de crime contra a democracia brasileira.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Qetn_S-e24g