quinta-feira, fevereiro 13, 2025

⚡️ A deanonimização dos capitães da frota-sombra russa

A secreta militar ucraniana GUR MOU divulgou novos dados de capitães e dos navios da frota-sombra de petroleiros russos para proteger a indústria marítima da possível cooperação com o Kremlin. 

O portal Guerra e Sanções do Ministério da Defesa da Ucrânia publicou os novos dados sobre 57 capitães e 45 navios da frota-sombra de petroleiros russos. A lista inclui, entre outros, navios que transportaram petróleo russo sancionado do Ártico e que serviram os projetos «Sakhalin-1», «Sakhalin-2», «Sakhalin-3», «Prirazlomne» e «Novy Port». 

No total, o portal publicou os dados dos 625 navios e 89 capitães, alguns dos quais estão sob sanções internacionais. Os capitães são os principais oficiais de uma embarcação marítima e têm total autoridade ao bordo. Têm informações sobre os proprietários dos petroleiros fantasmas e as suas condições técnicas, sobre a carga do navio e o seu valor. 

Contrariando as regras internacionais, as normas da indústria e as restrições de sanções estabelecidas, estes capitães recorrem a práticas enganosas e de alto risco. 

▪ Desativam e manipulam os sistemas AIS ou LRIT, utilizam spoofing, inserem a informação falsa nos registos de rotas e executam as transmissões STS. 

Tais ações dos capitães ajudam os agressores russos a contornar as restrições impostas por mais de 30 países aos recursos energéticos russos e criam uma ameaça de desastre ambiental para quase todos os países do mundo, incluindo aqueles que ainda consideram a rússia o seu parceiro comercial. 

▪ A lista de incidentes envolvendo a frota-sombra de petroleiros, liderada por capitães russos, é contada às dezenas. Todas as principais artérias logísticas marítimas do mundo correm o risco de ficarem bloqueadas durante muito tempo devido a violações deliberadas cometidas pelos capitães da frota-fantasma de petroleiros russos. 

‼ Os capitães poderiam recusar-se a cometer os atos ilegais, mas optam por ser cúmplices.

A indústria marítima em geral e as companhias de tripulação em particular podem impedir isso. Os capitães que aceitaram comandar a frota paralela russa deverão perder a oportunidade de trabalhar em navios no futuro, devendo ser aplicadas sanções às companhias de tripulação que facilitem o seu emprego. 

Ao revelar os dados dos navios e os nomes dos seus capitães, a GUR do Ministério da Defesa da Ucrânia lembra que a responsabilidade e o castigo tomarão conta de todos.

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