segunda-feira, fevereiro 24, 2025

A Assembleia Geral da ONU condena a agressão russa contra Ucrânia

A Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que condena a agressão russa contra Ucrânia. Representantes de 93 países votaram a favor da resolução. 

Dezoito países votaram contra: rússia, Belarus, Nicarágua, Coreia do Norte, Níger, Sudão, Burkina Faso, Burundi, República Centro-Africana, Eritreia, Mali, Guiné Equatorial, Haiti, Ilhas Marshall, Palau, Hungria, Israel e Estados Unidos. 

China, Irão e Síria se abstiveram. Geórgia, a co-autora de uma resolução americana alternativa, muito mais suave em relação ao agressor russo, onde, por exemplo, a rússia não é chamada de agressor e sem a exigência de se retirar do território ucranianio, simplesmente abandonou a sala, para não votar de nenhuma forma.

UPD: Depois foi votada e adotada uma outra resolução, baseada num projeto americano. No entanto, os países europeus fizeram alterações que criticavam a rússia. Os Estados Unidos recusaram-se então a apoiar a sua própria resolução e abstiveram-se de votar, juntamente com a China. Esta resolução foi apoiada por 93 países à favor, 8 contra e 73 abstenções.

Sem comentários: