domingo, setembro 24, 2023

⚡️💥 Ucrânia começou aa campanha aérea na Crimeia ocupada

Mais uma operação bem-sucedida das FAU, que atingiu um dos alvos estratégicos na Crimeia temporariamente ocupada. Desta vez, o alvo foi no coração dos ocupantes russos - o quartel-general da frota russa do Mar Negro em Sebastopol.

O Ministério da Defesa russo anunciou a morte de apenas um militar, embora, a julgar pelos danos significativos ao próprio edifício e pelo nível de “confiança” no MoD, se possa assumir um número maior de ocupantes liquidados. De qualquer forma, teremos que esperar pelos obituários.

TG canais russos falam em 34 mortos, mais de metade
são oficiais russos, muitos deixaram «apenas os fragmentos dos corpos»

Os dados ucranianos apontam que a operação especial conjunta, “Crab Trap”, resultou em pelo menos 9 ocupantes russos foram liquidados e 16 feridos, incluindo oficiais superiores: «Entre os feridos está o comandante do agrupamento, Coronel General (Alexander) Romanchuk, gravemente ferido. O chefe do Estado-Maior, Tenente General (Oleg) Tsekov ficou inconsciente. O número de militares feridos, eu não pertencem ao quartel-general ainda não foi contabilizado. Os militares que estão de plantão, segurança e assim por diante - não entram nessa conta», explicou o chefe da secreta militar ucraniana GUR MO general Kyrylo Budanov.



Aleksandr Romanchuk é o comandante do agrupamento de forças russas na direcção de Zaporizhzhya, recebeu o patente de Coronel General em 2023. Tenente General Oleg Tsekov é comandante da 200ª brigada de forças costeiras da frota norte da marinha russa.

A reação imediata dos ucranianos na Crimeia

«Crimeia é Ucrânia!»

Ao mesmo tempo, general Budanov não confirmou a notícia sobre a possível morte do comandante da frota russa do Mar Negro, o almirante Viktor Sokolov. Neste momento a GUR MOU não possui os dados suficientes para avançar mais. Por outro lado, os TG canais russos noticiam que almirante Sokolov «ficou incomunicável». 

O ataque ao quartel-general da frota russa do Mar Negro é o resultado de uma operação conjunta das Forças de Operações Especiais (SSO), SBU, FAU (marinha e força aérea) e GUR MOU. Muito provavelmente o ataque foi realizado com mísseis Storm Shadow, lançados por bombardeiros Su-24 ucranianos.

Embora como observam alguns investigadores, dado que a direção de voo do míssil é do sudeste, isso permite dizer com segurança que se trata de um míssil russo!

Verkhniosadove, dia 20 de Setembro

Surgiram mais detalhes sobre o ataque ao posto de comando da frota russa do Mar Negro, perto de Sebastopol. Uma grande operação especial da secreta SBU, da Força Aérea e da Marinha ucranianas.

A imagem de satélite da empresa «Planet», mostra as instalações do comando russo em Verkhniosadove, na Crimeia ocupada em 20 de setembro e no dia seguinte. Nas imagens se pode ver claramente os danos que sofreu a estrutura, que abrigava o 744º centro de comunicações do comando russo da frota do Mar Negro.

A base militar foi destruída por mísseis, que foram directamente ao alvo. Os generais russos designaram esta base como seu posto de comando de reserva, para não arriscar serem atingidos na base principal. O ataque foi ordenado após o SBU confirmar que os comandantes da frota russa chegaram à essa unidade militar.

A infraestrutura portuária de Sebastopol como alvo

Os mísseis anti-navio «Neptuno», provavelmente foram disparados da região de Odessa, atingindo os caís №№ 17 e 19 perto das baías «Holandiya» e «Sukharnaya». 

Mapa do TG canal militarista russo

Além disso, algum alvo russo foi atingido em Novoozerne, onde fica uma base militar russa.

Sebastopol, bairro de Inkerman

É relatada a chegada de mísseis em Sebastopol, na área de Inkerman, onde existe um depósito de petróleo, usado pela frota russa do Mar Negro.

💥Bónus

Um Il-76 caiu no Mali, aparentemente o aparelho era usado pelos mercenários russos da EMP «Wagner».


Blogueiro

Nos últimos dias a quantidade de alvos russos que foram atingidos pelos mísseis e drones ucranianos é simplesmente enorme, a nossa página fisicamente não consegue acompanhar todos os casos. O que é naturalmente ótimo, só podemos imaginar como as coisas irão ficar quando «uma pequena quantidade dos ATACMS de longo alcance» chegará às FAU. Os ocupantes russos e os seus colaboracionistas locais neste momento tem a janela de oportunidades única para fugir da Crimeia ocupada, mas essa janela ficará cada vez mais e mais estreita...

3 comentários:

Anónimo disse...

Espancaram o Igor Girkin na prisao https://twitter.com/RCostadias/status/1706347717671133207

Anónimo disse...

https://youtube.com/shorts/2G23CBQy0G8?feature=shared

Anónimo disse...

Igor Strelkov vai virar 300.