quinta-feira, setembro 21, 2023

Militares russos liquidados pelas forças do Azerbaijão

Os militares azeris liquidaram 5 militares russos - participantes da agressão contra Ucrânia, que estavam no território do Azerbaijão sob o pretexto de pertencerem às «forças de paz». Entre os liquidados constam um capitão e um coronel.

Foram liquidados o capitão do 1º grau Ivan Kovgan, vice-comandante das “tropas de manutenção da paz” com pelouro da ação psicossocial no Alto Karabakh, anteriormente o vice-comandante das forças subaquáticas da frota do norte da federação russa (aquartelada em Gadzhievo, região de Murmansk); o coronel Tagir-Murod Karaev, comandante da 29ª Brigada de Proteção Química e anti-Radiação, que anteriormente participaram na agressão russa contra Ucrânia. 

TG canal militarista russo anuncia os patentes dos militares russos liquidados:
capitão; tenente coronel; tenente coronel; coronel.

Tudo isso aconteceu, é claro, por acaso. A principal causa da morte dos militares russos é permanecer no território do Azerbaijão soberano, à onde os azeris não os convidaram. Obviamente, Azerbaijão conduzirá uma investigação, mas também obviamente não haverá quaisquer punição, porque os azeris percebem perfeitamente os militares russos são apenas invasores que não têm nada a fazer no Azerbaijão.

O capitão da marinha russa, Ivan Kovgan, liquidado pelos azeris

Antes de ir ao Cáucaso, Ivan Kovgan atuou como vice-comandante das forças subaquáticas da frota do norte da federação russa (o maior composto de submarinos nucleares estratégicos da rússia), com pelouro da ação psicossocial. Tudo indica que não haverá quaisquer consequências desse ataque para Azerbaijão. Presidente Aliyev pediu desculpas ao Putin e este aceitou as desculpas. Aconteceu mesmo em 2015, quando o avião russo foi derrubado pelos turcos.

De momento, rússia está absolutamente desejosa de castigar Arménia pela escolha pró-Ocidental do primeiro ministro Pashinyan. Acreditando, que dessa maneira conseguirá gerar bastante descontentamento popular, que poderá derrubar o poder no país. Nessa ótica Azerbaijão é uma ótima ferramenta da vingança russa. Que prefere ganhar algo bastante efémero num curtíssimo período de tempo, para, muito provavelmente, perder Arménia por longos anos, senão para sempre.

Além disso, a guerra de Karabakh, que durou 32 anos (!) terminou, nesta guerra, o Azerbaijão mostrou excelente determinação e organização e essa vitória incondicional é o mérito do povo azeri, que hoje se afirmou como uma nação, que conseguiu criar sua própria identidade e instituições de estado eficazes numa luta difícil. Azerbaijão conseguiu definitivamente erradicar um dos cancros, que as autoridades ainda soviéticas plantaram no seu território. O  separatismo terminou, as «ldnr» locais foram aniquiladas para sempre.

UPD: As forças desconhecidas, supostamente as unidades separatistas arménias, naturais de Karabakh metralharam um camião/caminhão «Kamaz» com «pacificadores russos». Pelo menos 1 militar russo foi morto e um ferido.

Já está claro para todos que a rússia não pode fazer nada no Sul do Cáucaso e todos  podem humilhá-la e chutá-la quanto quiser. Está na hora de os russos aprenderem que não são bem-vindos em lugar nenhum e voltarem para o seu próprio país.

UPD II: foram publicadas imagens do ataque do exército do Azerbaijão à base dos “pacificadores” russos em Karabakh.

O facto do ataque ainda está a ser ocultado pelo Kremlin para não admitir a vergonha, pois é óbvio que não poderia haver erro neste caso, e o Azerbaijão atingiu os russos absolutamente deliberadamente. Mas de momento putin tem medo de ir contra o Azerbaijão. Portanto, a propaganda estatal russa mantém silêncio sobre o que aconteceu, e nenhum propagandista russo exige ataques aos «centros de decisões», como os russos costumam exigir em relação à Ucrânia.

Bónus

Mas também temos as notícias perturbadoras, choque total, o Segundo Maior Exército do Mundo, está se movimentando, rapidamente e em força na direcção de Kyiv!


2 comentários:

Anónimo disse...

Zelensky caiu na armadilha de ir ao encontro com Lula. Isso foi uma grande erro. Esse encontro só favorece o Lula. Lula não mudará suas posições pró-russas e, ainda com esse encontro, poderá posar como "o homem da paz e do diálogo", além de lhe conferir um falso ar de imparcialidade. Todos os blogs petistas atacam Zelensky e a Ucrânia. São todos pró-Rússia. Entre em qualquer página petista sobre o assunto e eles atacam a Ucrânia. O Lula não mudará sua opinião sobre o assunto. É uma perda de tempo!

Anónimo disse...

SBU está caçando todos que humilharam a Ucrânia. Os wagneritas do Sudão foram liquidados.