domingo, janeiro 28, 2018

A origem da palavra “Ucrânia”

As discussões sobre origem da palavra “Ucrânia” reacenderam-se após Ucrânia se tornar o pólo de atenção mundial na sequência das duas revoluções cívicas que decorreram no país em 2004-05 e 2013-14. No entanto, a origem da palavra é mais antiga do que muita gente sequer consegue imaginar.

A historiografia russa, e como consequência alguma historiografia ocidental vê a palavra Ucrânia como derivado da palavra Okraina (margem, arredores), ou seja as margens do império russo. Dado que realmente durante algum tempo Ucrânia fazia parte do império russo.

No entanto isso não é bem assim, a palavra “Ucrânia” é mais antiga do que o império russo, surgindo nos tempos medievais e aparecendo nos mapas do século XVII.

A palavra “Ucrânia” em forma de “Oucraina”, foi usada, pela primeira vez em 1187 na Crónica de Kyiv (descrevendo os acontecimentos dos anos 1118—1200). Na parte em que conta sobre a morte do conde do Principado de Pereaslávia  (Pereyaslav) – Volodymyr Hlibovych  (1157-1187). Segundo a crónica, o conde adoeceu e morreu aos 30 anos de idade, durante a ingressão militar contra os cumanos (polovtsi) e como reza a crónica, por ele «плакашасѧ» (choravam) não apenas «вси Переӕславцы» (todos os de Pereyaslav), mas também «ѡ нем же оукраина много постона» (toda Ucrânia gemeu [chorou] por ele):
Claro, sempre é possível argumentar que os dados medievais não são muito precisos e Crónica de Kyiv não apresenta nenhum mapa de tal “Oucraina”. Mas já nos meados do século XVII, nomeadamente em 1648, foi publicado o mapa do engenheiro e cartógrafo francês Guillaume Le Vasseur de Beauplan (cerca de 1600 – 1673), chamado Delineatio Generalis Camporum Desertorum vulgo Ukraina. Cum adjacentibus Provinciis, em que aparece Ucrânia (nas suas fronteiras próximas das atuais), mencionada como “Ukraina”.
Faça click para ver em tamanho maior
Também existe o mapa do cartógrafo alemão Johann Homann (1664 – 1724), criado em 1712, onde também esta claramente escrito “Vkrania”:
Faça click para ver em tamanho maior
É de recordar que império russo, como Estado, foi formado em 22 de outubro de 1721, como tal, afirmação de que a palavra “Ucrânia/Oucraina” apareceu no império russo ou mesmo na URSS é profundamente errado. Como vemos, este nome geográfico, e depois político, apareceu muitíssimo antes.

Mapas: Internet | Texto Maxim Mirovich e Ucrânia em África

Sem comentários: