domingo, janeiro 07, 2018

Os Oligarcas: exclusiva investigação ucraniana da Al Jazeera

O ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, é estimado ter surripiado ao menos 1,5 biliões de dólares do país, usando nos esquemas os seus amigos, antes da sua remoção do poder em 2014. Al Jazeera traçou pelo menos 160 milhões de dólares dos recursos suspeitos, apropriados indevidamente e congelados no Chipre ao pedido das autoridades ucranianas.

A investigação da Unidade de Investigação da Al Jazeera revelou que três oligarcas ucranianos negociaram ilegalmente os ativos congelados ligados ao [clã do] Yanukovych.

Um contrato não assinado obtido pela Unidade de Investigação da Al Jazeera identifica Oleksandr Onyshchenko – o magnata do gás, ex-membro do parlamento [ucraniano pelo Partido das Regiões] e atualmente um dos homens mais procurados da Ucrânia – e Pavel Fuks, um magnata imobiliário que fez sua fortuna em Moscovo, como os compradores do acordo ilegal.

Outros documentos sugerem que o vendedor foi Serhiy Kurchenko – o magnata de ucraniano de gás, fugitivo e baseado em Moscovo, que era conhecida como “carteira familiar” do [clã] Yanukovych.

Ler mais: AQUI e AQUI.


Blogueiro: lendo os dois textos e vendo a filme documental é possível concluir: a luta anticorrupção na Ucrânia não é tão rápida e eficiente como poderia ser e como a sociedade gostaria que fosse. Mas essa luta acontece, é encorajada e motivada pela pressão Ocidental e da sociedade civil. Como tal, é possível dizer que Ucrânia se move na direção certa. 

Sem comentários: