domingo, março 31, 2013

Tanques britânicos Mark V na história da Ucrânia

Os blindados britânicos Mark V em Kyiv: rua Hrushevskoho e bairro Podil
Em 1917 — 1918 os armeiros britânicos da Vickers Armstrong produziam o blindado Mark V em três modificações: «Male» (dois canhões e quatro metralhadoras), «Female» (apenas metralhadoras) e «Hermaphrodite» ou «Composite» (tipo misto). No total foram fabricados cerca de 400 «Machos» e «Fémeas» e apenas alguns «Mark V Composite».
Mark V em Kyiv, atual rua Hrushevskoho (em frente do estádio do FC Dynamo Kyiv) 
Durante a guerra civil russa, o blindado № 9186 foi fornecido às forças monárquicas russas, que o batizaram de “Derzki” (Atrevido) e deslocaram ao leste da Ucrânia, até a cidade de Luhansk. No inverno de 1919-1920, as unidades monárquicas se retiram em direção da Crimeia, onde se juntaram ao exército “branco” do barão Pyotr Wrangel. Seis blindados, juntamente com “Atrevido” foram entregues à 1ª unidade da recém-formada 1ª divisão.
O mesmo Mark V, do outro ângulo, Kyiv, cerca de 1940
No outono de 1920, metade dos 60 blindados foram capturados pelo Exército Vermelho, que usou os tanques para formar a sua unidade blindada e mais tarde, Esquadra Blindada de Kharkiv. Os bolcheviques chamavam Mark V de “Ricardo”, por causa da marca do seu motor. Em 1930 eles foram retirados do exército, mas algumas unidades serviram até 1941.
O mesmo Mark V de Kyiv durante a ocupação nazi, foto de 1941-42 (?), @e-Bay
Em 1938, o Comissário Popular da Defesa da URSS, Kliment Voroshilov, ordenou a entrega dos 14 blindados às diversas cidades soviéticas, entre outras Voroshilovograd (Luhansk), Kyiv e Kharkiv, para seu uso como “monumentos memoriais da guerra civil”. Os blindados № 9186 («Atrevido») e № 9344 foram enviados ao Luhansk, onde fizeram parte do memorial dos Combatentes da revolução. A lenda local reza que quando na década de 1950, Voroshilov caiu em desfavor político, a cidade recebeu a ordem de retirar os tanques do memorial e os enviar à fundição. Mas por iniciativa dos operários da fábrica de locomotivas da cidade, os blindados foram enterrados no território da unidade fabril e após a subida ao poder do Leonid Brejnev (1964), novamente ocuparam o seu antigo lugar. Na década de 1990, os blindados foram movidos para o Museu Histórico Provincial de Luhansk.
Mark V, número 9436 na baixa de Kyiv, bairro de Podil, atual praça Sahaydachniy, década de 1940
Neste momento, em todo o mundo existem apenas 5 exemplares de Mark V (três deles na Ucrânia) e todos fora da Grã-Bretanha. A sociedade histórica britânica, Friends of the Lincoln tank, mostrou o interesse em financiar ¾ da sua reconstrução. Com este propósito, o presidente da sociedade, Robert Scott, visitou a cidade de Luhansk, mas o presidente da Câmara municipal não encontrou o tempo para se reunir com ele. De qualquer maneira, em 2009 os dois blindados foram reconstruídos localmente e voltaram ao seu antigo lugar ao lado do monumento dos heróis da revolução.

Blindados em Kyiv, Kharkiv e Luhansk
Mark V de Kyiv, atual rua Hrushevskoho
Dois blindados Mark V historicamente se encontravam em Kyiv, um nas imediações da atual praça da Europa, outro na baixa da cidade. Um foi levado pelas forças da Alemanha nazi em 1943 para um destino desconhecido, outro foi fundido após a II G.M., por decisão do poder soviético.
Mark V de Luhansk, década de 2000, a situação atual é desconhecida
Em Kharkiv, o blindado foi retirado da praça da cidade e levado à Fábrica de Tanques para a sua reconstrução (durante longo período de tempo o blindado era apenas pintado). O tanque deveria voltar à exibição pública nas vésperas do Euro-2012, mas essa promessa não foi cumprida. A sua localização atual é desconhecida (fonte).
Mark V, cidade de Kharkiv, década de 2000, a situação atual é desconhecida
Ler mais e ver as fotos dos Mark V ucranianos:

Sem comentários: