quarta-feira, março 27, 2013

Mamã no Skype


A casa editorial ucraniana Editora do Velho Lviv, apresentou recentemente o seu projeto literário e social, chamado “Mamã no Skype”, dedicado à problemática da migração laboral da Ucrânia. O livro aborda as roturas comunicativas familiares, ausência dos pais e a comunicação à distância. A narrativa é composta por onze contos de onze escritores ucranianos, homens e mulheres, uns mais, outros menos famosos.

Não tenho nenhumas ilusões que o nosso livro irá mudar a situação no país e devolverá os pais às crianças, ou ajudará aos pais resolver a ausências dos salários e proteção social no país, causa da sua emigração”, explicou a autora da ideia e coordenadora do livro, a editora Marjana Savka.

No último dia 15 de março o livro também foi publicado na Alemanha, sob o título de “Skype mama: Erzählungen aus der Ukraine” (editora Fototapeta, ISBN 9783940524232, preço € 12,80). A edição alemã foi apoiada pela Fundação Robert Bosch.

O tema do livro é atual não apenas para a sociedade ucraniana, mas é universal para a maioria dos países, – considera Kati Brunner, a coordenadora da edição alemã e tradutora de língua ucraniana. – Na Alemanha, assim como na Ucrânia, os pais e os filhos lidam com os problemas de separação temporária, viagens constantes e comunicação via Skype. Estou confiante que “Mamã no Skype” irá provocar a discussão na sociedade quer na Ucrânia, quer na Alemanha e chamará a atenção ao problema no qual tendem não reparar”, escreve edição online Day.kiev.ua

Uma das autoras do livro, Marianna Kijanowska, explica a sua participação no projeto:

«Tenho a minha própria experiência: os meus pais viviam no estrangeiro, eu crescia com avó, depois, já quando eu própria me tornei mãe, passava temporadas longas no estrangeiro e já a minha criança tive me no Skype. Sinto em mim toda a tragédia da situação quando os pais e filhos são separados pelas fronteiras, quando é impossível sentir a pessoa que te é próxima e apenas existem as cartas, trechos das frases, as conversas curtas no Skype».

A TV ucraniana “Inter” sobre o projeto:


Ler sobre o livro em alemão:

Sem comentários: