terça-feira, abril 03, 2012

Morreu o Eparca dos católicos ucranianos do Brasil

Recebemos a triste notícia do falecimento de Dom Efraim B. Krevey, bispo emérito da Igreja Greco-Católica Ucraniana do Brasil e maior líder que a comunidade ucraniana já conheceu.

Nascido em 1928 em Ivaí (Paraná), D. Efraim Krevey ingressou na Ordem dos Basilianos, tendo sido coadjutor da Paróquia de São Josafat em Prudentópolis (Paraná); vice-reitor e professor no seminário São José da mesma cidade; Reitor do mencionado seminário; superior e professor no Studium OSBM, em Curitiba; Provincial da Província São José da Ordem dos Basilianos.

Em 1971 foi nomeado Bispo-coadjutor, com direito à sucessão, de D. José Martenetz, para os católicos ucranianos do Brasil. Em 1978 assumiu o cargo de Eparca, em substituição a D. Martenetz.

Na entrevista que se segue o Dom Efraim Krevey fala sobre a história e o martírio da igreja sob o regime comunista, sobre o Holodomor e os desafios da reevangelização da Ucrânia (Janeiro de 2005):

2 comentários:

Europeísta disse...

Me confirme uma coisa: a Ucrânia assinou o acordo de associação com a UE?

http://pt.euronews.com/2012/03/30/ucrania-mais-proxima-da-associacao-com-a-ue/

Jest nas Wielu disse...

Foram assinadas 170 páginas do acordo político e ficaram por assinar 180 páginas da parte econômica, que ficarão por resolver após as eleições. EU exige a libertação da Tymoshenko e do Lutsenko e o regime atual sabe que liberta-los agora seria perder as eleições. Quando sair Yulia não perdoará ninguém e a sua vingança será terrível, creio eu: http://tyzhden.ua/Politics/46278