sábado, outubro 08, 2016

Estado fora da lei de Vladimir Putin

O presidente Vladimir Putin está transformando rapidamente a Rússia em uma nação fora da lei. Como um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o país compartilha uma responsabilidade especial de respeitar o direito internacional. No entanto, o seu comportamento na Ucrânia e na Síria viola não apenas as regras destinadas a promover a paz em vez do conflito, mas também decência humana comum.

por: Conselho Editorial da The New York Times

Esta verdade amarga foi deixada bem clara por duas vezes na quarta-feira (28/09/2016). Uma equipa de investigação liderada pelos Países Baixos concluiu que o sistema de mísseis terra-ar que abateu um avião Malaysia Airlines sobre Ucrânia, em julho de 2014, matando 298 pessoas à bordo, foi enviado da Rússia aos separatistas apoiados pelos russos e voltou para a Rússia na mesma noite. Enquanto isso, na Síria, aviões de guerra russos e sírios atingiram dois hospitais no setor controlado pelos rebeldes de Aleppo, como parte de uma agressão que ameaça a vida de mais de 250.000 pessoas em uma guerra que já custou cerca de 500.000 vidas sírias.

A Rússia se esforçou para colocar a culpa do acidente aéreo em cima da Ucrânia. Mas o novo relatório, produzido pelo Ministério Público da Holanda, Austrália, Bélgica, Malásia e Ucrânia, confirma descobertas anteriores. Ele usa padrões rígidos e meticulosos de provas e documentos, não só sobre a implantação do sistema de mísseis da Rússia que causou o desastre, mas também sobre o encobrimento contínuo de Moscovo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Pavló Klimkin, disse ao The Times na semana passada que seu governo está determinado a trazer a Rússia e os indivíduos que dispararam o míssil à justiça.

Algumas autoridades ocidentais acusaram a Rússia de crimes de guerra, as acusações que podem ser implementados através de canais internacionais, mesmo se Moscovo bloquear o pedido formal ao Tribunal Penal Internacional. Novas sanções contra a Rússia também devem ser consideradas. Sr. Putin, sem dúvida, irá lutar contra qualquer ação, usando seu poder de veto no Conselho de Segurança, mas seja qual for a sua resposta, os Estados Unidos devem dar o seu apoio a postura da Ucrânia em exigir as responsabilidades.

Parece não haver nenhuns travões do Putin em relação à Síria. Durante meses, ele fingiu negociar uma solução política para uma guerra civil de cinco anos entre o seu cliente, o presidente Bashar al-Assad e os rebeldes apoiados pelos Estados Unidos e alguns países árabes. Mas apesar dos apelos do secretário de Estado, John Kerry, que passou uma enorme quantidade de tempo e esforço para negociar dois momentos do cessar-fogo distintas (e de curta duração), os russos e sírios, apoiados por tropas terrestres iranianas, continuaram a matança.

Nos últimos dias, Putin mostrou novamente suas cores verdadeiras com ataques aéreos que incluíram poderosas bombas anti-bunkers que podem destruir hospitais subterrâneos e zonas de segurança onde os civis buscam abrigo. Em 19 de setembro, a Rússia bombardeou um comboio de ajuda humanitária, que, tal como hospitais e os civis não devem ser alvos sob a lei internacional.

Na quarta-feira (28/09/2016), Kerry ameaçou retirar a equipa americana de Genebra, onde os dois lados haviam estabelecido um centro para colaborar no cessar-fogo. Mas isso é provável que tenha pouco efeito, e Kerry tem poucos, se houver, cartas diplomáticas para jogar.

O Presidente Obama durante muito tempo se recusou a aprovar a intervenção militar direta na Síria. E o Sr. Putin pode ser assumindo que é pouco provável que o Sr. Obama enfrentará a Rússia nos seus últimos meses e com a campanha eleitoral americana em pleno andamento. Mas com o reduto rebelde em Aleppo está sob a ameaça de cair às forças do governo [do Damasco], os funcionários do governo [dos EUA] disseram que tal resposta é novamente está sob a consideração.

Putin sonha ser ser o homem em uma missão de devolver a Rússia à grandeza. Rússia pode realmente ser uma grande força para o bem. No entanto, seu comportamento irresponsável – massacrar os civis na Síria e na Ucrânia, anexando Crimeia, hackeando os computadores das agências governamentais americanas, esmagando a dissidência em casa – sugere que a coisa mais distante de sua mente é se tornar um parceiro construtivo na busca da paz.

10 anos sem Anna Politkovskaia
Ela foi assassinada há dez anos. No dia do aniversário dele. Como uma prenda? Ele próprio, na altura, deixou a escapar que sua morte trouxe mais danos do que os seus artigos...

Estado fora da lei de Vladimir Putin (II)

Os EUA acusaram oficialmente o governo da Rússia dos ataques de hackers!
O Departamento de Segurança Interna dos EUA e o gabinete do Diretor Nacional de Inteligência dos EUA emitiram uma declaração conjunta em que se referem ao envolvimento directo do governo russo na pirataria da correspondência eletrónica de cidadãos e organizações americanas, incluindo das organizações políticas: Estes furtos e divulgações são destinados a interferir no processo eleitoral nos EUA. Essa atividade não é nova para Moscovo, as táticas e técnicas semelhantes os russos usaram em toda a Europa e Eurásia, por exemplo, para influenciar a opinião pública lá. Acreditamos, com base no escopo e sensibilidade desses esforços, que apenas os mais altos funcionários da Rússia poderiam ter autorizado essas atividades. [...]

Alguns estados [americanos] também têm sentido recentemente os acessos e penetração de seus sistemas eletrónicos eleitorais, o que na maioria dos casos foi originado à partir dos servidores operados por uma empresa russa. No entanto, não estamos agora em posição de atribuir essa atividade ao governo russo (ler o texto integral).

Sem comentários: