quarta-feira, março 23, 2016

Guerra na Ucrânia: linha da frente em Avdiivka

Nos últimos dias os combates mais ferozes da guerra russo-ucraniana em curso estão decorrer nas arredores da cidade de Avdiivka na zona industrial da região de Donetsk.

Como informa na sua página do Facebook o blogueiro ucraniano Roman Bochkala, na noite de 22 à 23 de março as forças russo-terroristas usavam as armas ligeiras, os morteiros e os canhões autopropulsados SAU de 152 mm.  
A intensidade de fogo cruzado é muito alta, as forças russo-terroristas estavam avançar por diversas vezes, usando a tática algo estranha de “ondas constantes”. As forças ucranianas também tiveram as baixas, entre mortos e feridos. A tarefa mais difícil está ao cargo dos pára-quedistas ucranianos que estão no centro de inferno (os dados mais concretos não podem ser revelados). A zona industrial é mantida e defendida pela 58ª Brigada das FAU da cidade de Sumy, na noite de 22 à 23 de março eles tiveram 5 feridos, um deles grave.

Bochkala e os militares ucranianos não conseguem descortinar com a segurança a razão do timing da ofensiva terrorista, apenas uma coisa é certa, o inimigo tenta desalojar as forças ucranianas daquela zona.

Sabe-se que os terroristas receberam os reforços. Os militares russos em ativo, mais os separatistas locais. Os terroristas usam os fardamentos russos “gorka”, sem sinais de identificação. Nota-se que os terroristas sofreram baixas consideráveis, como explicou militar de uma das unidades especiais ucranianas: “não os capturamos vivos”.
A 72ª Brigada especial aerotransportada das FAU informa que na tarde do dia 23 de março, nos arredores de Novotroitske, um camião “Kamaz” (na foto em cima) transportou a infantaria terrorista à uma distância de cerca de 1 km às posições da brigada. Cerca de 30 terroristas atacaram o ponto defensivo ucraniano, respondendo com o fogo, as forças ucranianas danificaram o camião e infringiram as baixas aos atacantes.  
A chefe da unidade paramédica do Setor da Direita, Yana Zibkevych, informa que nas últimas 24 horas as forças ucranianas tiveram 11 feridos na batalha de Avdiivka e nos arredores do aeroporto de Donetsk. Os feridos pertencem à 58ª e 90ª Brigadas aerotransportadas.


Os combates noturnos nos arredores de Avdiivka, autor do vídeo @Maks Levin:

Sem comentários: