sábado, maio 30, 2015

Os militares russos afinal são “mercenários”

Foi conhecida a posição oficial da federação russa no caso dos dois seus militares do GRU, capturados em combate na Ucrânia no último dia 16 de maio (ler e ler): os militares são “mercenários” e “polícias” dos terroristas de Luhansk. 

A posição foi divulgada pelo Kostiantyn Kravchuk, o advogado do sargento Aleksandr Aleksandrov, citando o cônsul da FR na Ucrânia, Aleksey V. Gruby, que disse no encontro com os advogados do Aleksandr Aleksandrov e Yevgeny Erofeev que Rússia os considera como “mercenários” e “polícias da lnr/rpl”. 

Kostiantyn Kravchuk contou que ele e advogada do Yevgeny Erofeev, Oksana Sokolovska, tiveram um encontro com cônsul no dia 28 de maio, cerca das 17h00, hora de Kyiv. No encontro, o cônsul reiterou a posição oficial russa do que: “estes militares, que tiveram o contrato expirado (com exército russo) em dezembro de 2014 são mercenários e não tem nada em comum com o exército russo”, – explicou Dr. Kravchuk.
Cônsul russo durante a visita no hospital
Advogado ucraniano também informou, citando o cônsul, que Rússia faz todos os possíveis para não permitir a saída destes “mercenários” fora dos domínios das ditas “dnr/rpd” e “lnr/rpl”, pois nas palavras do diplomata russo isso “prejudica a imagem da Rússia”. 

O cônsul Aleksey V. Gruby também prometeu que irá visitar Aleksandrov e Erofeev no hospital e tentará garantir os contactos com as suas famílias. O cônsul até prometeu fazer todos os possíveis para que os seus familiares pudessem visitar Kyiv. 
O jornalista russo, Pavel Kanygin, visitou os dois militares detidos no hospital e falou com ambos sobre os seus planos, medos e esperanças (FONTE): 

O sargento Aleksandr Aleksandrov tem esperança não ficar preso na Ucrânia, ele conta que o cônsul que os visitou disse: “para não ficar preocupados, Rússia não se esqueceu de nós. Rússia irá nos ajudar e mesmo se seremos condenados, isso não será por muito tempo”. Ao mesmo tempo, Aleksandrov espera não ficar condenado e não ficar na cadeia, pois como disse “não gostaria de ser terrorista”. 

O capitão Yevgeny Erofeev pretende: “com ajuda do advogado, requalificar as acusações conta si de terrorismo para a espionagem”, sem outros comentários sobre o caso. O capitão Erofeev conta a conversa com o cônsul sobre a sua situação:

“Ele (cônsul) fez me as perguntas simples processuais. Eu também lhe fez as perguntas, ele as apontou. Prometeu vir daqui à uns dias, responde-las de alguma maneira. A pergunta principal, claro, é sobre a minha família. E claro, sobre o artigo (do Código Penal da Ucrânia) que me incriminam – o terrorismo”, explicou Erofeev.

Ambos os militares estão tratados no principal hospital clínico do Ministério da Defesa da Ucrânia, onde estão sendo guardados pelo destacamento “Alfa” do SBU e pelos militares das FAU. Os dois foram capturados em combate no dia 16 de maio nos arredores de Schastia na região de Luhansk pelos militares da 92ª Brigada motorizada especial móvel e pela unidade especial do SBU. Em resultado do combate, morreu um militar ucraniano, dois militares e um operativo do SBU foram feridos. Os militares russos também foram feridos, um na mão, outro na perna.

No dia 18 de maio foram tornados públicos os depoimentos dos militares russos, que são acusados ao abrigo do artigo 258, parte 3 do CP da Ucrânia, “participação nas atividades terroristas”. No dia 22 de maio a sua prisão foi oficializada pelo tribunal ucraniano; no dia 26 de maio eles receberam a primeira e até agora última visita do cônsul russo.

Fontes:
http://rus.newsru.ua/ukraine/29may2015/russia_terroristu.html
http://www.novayagazeta.ru/society/68593.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Vc sabe se as cidades de Dniprodzerzhynsk, Kirovograd, e Dnipropetrovsk mudarão de nome? Ela voltarão aos seus antigos nomes ou terão novos nomes? Seus antigos nomes não homenageavam imperadores e figuras do Impreio Russo?

Jest nas Wielu disse...

Dniprodzezhynsk mudará o nome quase certamente, antes de 1936 se chamava Kamyanske, um nome histórico; Kirovohrad - sim e não sei qual será, pois antes de 1917 se chamava em homenagem à uma rainha russa; Dnipropetrovsk - duvido que mude.

Anónimo disse...

Dnipropetrovsk poderia se chamar apenas Dnipro em alusão ao rio que corta a cidade e tb o nome do principal time de futebol. So seria retirado do nome a parte que homenageia o bandido comunista.