quinta-feira, maio 07, 2015

A história dos blindados de cartolina

Em 1941, com início da guerra germano-soviética e na ausência de blindados em quantidade suficiente, a cidade ucraniana de Odessa, foi defendida pelos tratores ou rebocadores de artilharia com aparência de blindados, chamados NI (foto em cima, literalmente Sob o Medo). A ideia de amedrontar o inimigo (tropas romenas), aparentemente serviu o seu propósito. 

Mais de sete décadas depois, a história se repete, desta vez em forma de farsa. Os blogueiros russos descobriram que o super-moderno blindado russo T-14 Armata tem elementos, aparentemente feitos de gesso-cartolina, além disso, tudo indica que o blindado possui problemas com a transmissão.
No dia 4 de maio em Moscovo decorreu um dos ensaios da parada militar, que irá decorrer na Praça Vermelha no dia 9 de maio. No decorrer do mesmo, os blogueiros russos tiraram diversas fotos do “Armata”, reparando que alguns detalhes da sua torre são feitas do material muito parecido com o gesso-cartolina. As fotos imediatamente pararam no Twitter e na blogosfera. 

Como escrevem as testemunhas, a blindagem do “Armata” apresentava diversas mossas, as chapas de “aço” vibravam ao vento. Além disso, na torre do blindado foram vistas buracos irregulares, fios suspensos, alguns detalhes pareciam fabricados de gesso-cartolina, colados e rapidamente pintados com uma cor à condizer. Os peritos dizem que o blindado não se parece com um equipamento funcional, mas como um modelo em tamanho real de um protótipo, uma espécie contemporrânea do blindado soviético “NI”.
Apesar disso, “Armata” é um modelo bem caro, cada unidade deverá custar entre 8 à 5 milhões de dólares. Em termos de comparação, o blindado americano “Abrams M1” custa 1,4 milhões de USD; “Leopard 2” alemão – 2 milhões, o novíssimo T-84 Oplot ucraniano – 2,3 milhões, o mesmo valor do Merkava israelita.
Anteriormente, foi anunciado que nos ensaios, “Armata” mostrou os problemas sérios com a sua transmissão, escreve By24.org.

“Armata” vai abaixo na Praça Vermelha 
Ministro da Defesa russo, Sergey Shoygu, de farda verde, verificando o sucedido

Já no dia 7 de maio, durante o ensaio-geral da parada militar, à decorrer na Praça Vermelha, em Moscovo, o “Armata” foi abaixo definitivamente, não conseguindo se mover todo o tempo em que decorria o ensaio.  O blindado parou de vez no exacto momento em que se passava pelo Mausoleu, depois disso, tanque foi socorrido por um rebocador, embora sem ser efetivamente rebocado para fora do local de ensaio.
O locutor oficial informou os presentes, já no fim do ensaio, que a paragem foi propositadamente planeada, aparentemente o blindado consegui abandonar a praça movendo-se por seus próprios meios, escreve a página RBC.ru. Embora o vídeo que se segue mostra que o rebocador simplesmente não conseguiu mover o blindado, a sua transmissão aparentemente ficou totalmente bloqueada, impossibilitando de mover o equipamento.

Estaline, Putin, Canibalismo
"Compro órgãos dos ucranianos!"
"Não esquecemos, não perdoamos!"
As imagens da “patriótica” Mitsubishi Pajero numa rua moscovita (FONTE).

Hoje Crimeia, amanha – Roma!
"Hoje CRIMEIA - amanha ROMA"
"Debaltsevo 19 de fevereiro de 2015"
Na cidade russa de Kaluga, a histeria patriótica ultrapassou quaisquer limites do bom senso e do aceitável: numa das avenidas foi colocado o banner com a frase: “Hoje Crimeia – amanha Roma”, ao lado aparece um outro banner que coloca a batalha de Debaltseve de fevereiro de 2015 como um exemplo de “força das armas russas”.

1 comentário:

Jest nas Wielu disse...

Tudo indica que são radicais da direita; não conhecemos a história do "Morgan"; outros foram presos após o recente tiroteio em Kyiv com a polícia ucraniana em que foram abatidos 2 ex-"Berkut", enfim, todos culpados e nenhum particularmente simpático...