domingo, maio 17, 2015

Ucrânia captura dois militares-sabotadores russos

No dia 16 de maio em curso, cerca das 14h30, os militares do 5º pelotão da 92ª Brigada especial móvel mecanizada das FAU e o grupo de combate do Departamento de Contrainteligência do SBU, capturaram, em combate, dois militares do exército regular da federação russa: o batedor sénior, o sargento contratado Aleksandrov Aleksandr Anatolievich (na foto em cima, nascido aos 7.01.1987, nom de guerre “Alex”) e líder do grupo, o capitão Yerofeev Evgeniy Vladimirovich.
Capitão Evgeny Yerofeev, 18.01.1985, nom de guerre "Delfin" (Golfinho)
O médico ucraniano Hryhoriy Maksimets contou, em primeira mão, os pormenores do combate e revelou os nomes dos militares russos.
O combate decorreu no dia16 de maio, na zona da ponte sobre o rio Donets de Norte, na entrada à cidade de Schastia, quando um grupo das forças especiais russas, cerca de 30 unidades, atacou as forças ucranianas presentes na área. Os dois capturados russos, pertencentes à unidade militare russa número 21208 da cidade de Tolyati, aquartelada em Luhansk, contaram que foi lhes dito pelos seus superiores que o batalhão “Aydar” foi retirado da localidade e deixou a zona de Estação Energética local. E o grupo de sabotagem russo foi enviado para verificar a situação.

Os capturados foram decentemente tratados pelos serviço médico do “Aydar” e pelo 59º hospital militar ucraniano. Aleksandr Aleksandrov (na foto em baixo) recebeu todo o tratamento necessário na sua perna atingida, informa a página NV.ua
Na Internet já foi publicado o vídeo de interrogação do terrorista russo capturado, sargento Aleksandr Aleksandrov, pertencente à 3ª Brigada especial da guarda das operações especiais do GRU da Rússia, comandada pelo coronel da guarda, Shepin S. A., comandante do pelotão 1º sargento Kudimov(assustados e zumbificados pela propaganda terrorista, os sabotadores russos imploram: “Apenas não (me) tirem os rins!”):
O porta-voz do Estado-maior das FAU, Vladislav Seleznev já confirmou oficialmente a detenção dos militares russos e informou que estes se encontram nas unidades médicas, onde estão sendo tratados, respondendo ao questionários das estruturas competentes ucranianas. Dado que o seu estado clínico é estável e os dois estão fora do perigo, colaborando com a investigação.

O coronel Seleznev informou que o grupo de sabotagem atacou os militares ucranianos; vendo os seus camaradas serem capturados se retirou, continuando à alvejar, quer as forças ucranianas, quer os seus companheiros, escreve NV.ua
Uma página dos terroristas de Luhansk apressou-se à colocar na Internet os supostos documentos de identificação dos sabotadores (na foto em cima), no intuito de provar que estes são “milicianos” da autoproclamada “lnr/rpd”, avança a página ucraniana Obozrevatel.com. No entanto, já existe a informação confirmada do que os dois “milicianos” estavam armados com as pistolas automáticas especiais: VSS Vintorez e AS Val (na foto em baixo, em cima e em baixo, respetivamente), com o silenciador integrado e usadas, quase exclusivamente, pelas forças especiais russas.  

RIP Vadym Puhachov
Antes de se baterem em retirada, os terroristas mataram um militar ucraniano, Vadym Puhachov, vítima das seis balas mortais (também foi ferido um operativo do SBU). A triste ironia suprema, neste caso fatídico, reside no facto do que o militar caído, ele próprio, é de origem étnica russa, que supostamente deveria ser “libertado” pelos terroristas russos, infiltrados da Rússia.

Sem comentários: