domingo, novembro 23, 2025

‼ General russo lidera missão de treino militar na Venezuela — Kirillo Budanov

A rússia continua a manter seu contingente militar na América Latina e está expandindo a cooperação com o regime de Nicolás Maduro. A informação foi divulgada pelo chefe do GUR do Ministério da Defesa da Ucrânia, Tenente-General Kirillo Budanov, em um comentário ao The War Zone

▪ Segundo ele, um contingente russo de mais de 120 militares está atualmente na Venezuela. 

Eles são liderados pelo Coronel-General Oleg Makarevich, comandante do chamado grupo operacional “Equator” (Equador) do Ministério da Defesa da federação russa. É ele quem dirige o treino/amento das forças de segurança venezuelanas. 

“Eles desempenham o papel de conselheiros e instrutores militares. Isso inclui o treinamento de infantaria, forças especiais, operadores de drones, além de trabalho com inteligência e comunicações”, disse Kirillo Budanov. 

O chefe da inteligência ucraniana enfatizou que a rotação de forças russas na Venezuela ocorre há muitos anos e não é uma resposta ao fortalecimento da presença militar americana na região. 

O comandante do grupo, Makarevich, e cerca de 90 russos estão baseados em Caracas; o restante está em instalações em Maracaibo, La Guaira e Ilha de Avedes. 

“As unidades russas provavelmente permanecerão na Venezuela, mesmo que os EUA decidam sobre um cenário de força. A Rússia tentará dialogar diretamente com Washington, sob o pretexto da presença de suas forças militares no país”, enfatizou Kirillo Budanov. 

O comandante do contingente russo na Venezuela, Makarevich, comandou o grupo de tropas de Dnipro durante a invasão em grande escala da Ucrânia. Foi Makarevich quem organizou a explosão da usina hidrelétrica de Kakhovka em junho de 2023 – um crime que causou danos humanitários, ambientais e econômicos significativos à Ucrânia. 

Ler mais em inglês.

1 comentário:

Anónimo disse...

https://www.instagram.com/reel/DRXO4Chjr3h/?igsh=MWxwcnhmOWh4ZjB5Ng==