domingo, novembro 30, 2025

Bombardeamentos nazistas e ruscistas de Londres (1940) e Kyiv (2025)

No início da Segunda Guerra Mundial, o governo britânico não considerava o metro/ô de Londres como um abrigo, apesar de, durante a Primeira Guerra Mundial, as pessoas já terem se refugiado ali para se proteger dos bombardeios, recorda a página WAS.



Artistas famosos cantam para as pessoas comuns

Contudo, durante o primeiro grande ataque a Londres, em 7 de setembro de 1940, as pessoas literalmente invadiram a estação Liverpool Street para se esconder das bombas. Depois disso, as autoridades mudaram de postura: o metro/ô foi oficialmente incluído na lista de abrigos e seu uso começou a ser organizado, desde as condições sanitárias até o fornecimento de alimentos.


Distribuição do bolo inglês pelas damas da sociedade

Inicialmente, o metrô era aberto como abrigo a partir das 16h, e as pessoas formavam filas para conseguir um lugar; segundo testemunhas, era possível «vender» um lugar na fila, e rumores se espalharam pela cidade de que representantes de certos grupos ocupavam os melhores lugares. A partir de novembro de 1940, foram introduzidos bilhetes especiais para permanecer no metro/ô durante os ataques, que designavam os moradores às determinadas estações; se houvesse lugares livres, outras pessoas também podiam comprar bilhetes. No auge dos bombardeios nazistas, cerca de 177.000 pessoas dormiram no metro/ô de Londres, o que representava cerca de 4% da população da capital britânica. 

Como a Grã-Bretanha sobreviveu a esses ataques? (vídeo somente em ucraniano)

Ucrânia 2025. Metro de Kyiv, fotos do Yan Dobronosov (descobre as diferenças, os artistas famosos ucranianos já cantaram no metro de Kyiv, casos de Svyatoslav Vakarchuk e Okean Elzy ou Verka S.):























Sem comentários: