sexta-feira, maio 10, 2024

Ataque russo na região de Kharkiv em 10 de maio

À noite, as tropas russas com forças de até 4-5 batalhões de infantaria cruzaram a fronteira estatal da Ucrânia e entraram nas quatro aldeias fronteiriças - Strileche, Krasne, Pylne e Borysivka. Em outras áreas, os ataques russos foram repelidos e o inimigo sofreu perdas significativas. Registaram-se também progressos insignificantes na região de Vovchansk. O maior assentamento ocupado é Streleche, informa o jornalista ucraniano Yuriy Butusov.

Esta área junto à fronteira tem sido uma zona cinzenta de facto, a linha de defesa ucraniana não foi implantada lá e, portanto, o inimigo russo conseguiu criar uma cabeça de ponte de até 10 km de largura e até 5 km de profundidade no território da Ucrânia sem muitos obstáculos. A área total do território ocupado é superior aos 30 quilômetros quadrados. Fica a cerca de 40 km de Kharkiv. 

As ações dos russos não surpreenderam o comando ucraniano. Claro que as forças no local não são iguais, as nossas reservas tácticas ucranianas operam desde as profundezas, porque o inimigo tem vantagem no número de drones de reconhecimento e meios de destruição - aviação e artilharia. Mas a ofensiva já era comentada há muitos meses e havia tempo suficiente para se preparar para que a infantaria não marchasse. 

A nova ofensiva do inimigo foi interrompida, graças ao envio de tropas e à inflição de danos de fogo aos russos. Mas a organização da defesa foi eficaz em algumas áreas e ineficaz na área de Streleche. Portanto, as tropas russas estão tentando avançar ainda mais. O inimigo se aproveita de quaisquer fraqueza. 

Veículos blindados transportaram infantaria no território russo, mas não entraram em território da Ucrânia no início do ataque. Mas agora os veículos blindados russos poderão entrar para apoiar as futuras ações da sua infantaria. O inimigo avança lentamente em grupos individuais de infantaria, cada um com o tamanho de um pelotão. O inimigo também cruzou a fronteira na região de Vovchansk e atacou a vila de Vovchansk com artilharia.

A natureza das ações do inimigo é o reconhecimento de combate, que é realizado por importantes forças de infantaria. No momento, o inimigo criou uma ponte para novas ações, mas atualmente faltam forças nesta área para o rápido desdobramento de uma ofensiva em grande escala na própria cidade de Kharkiv. 

Obviamente, o desenvolvimento futuro dos acontecimentos dependerá das ações apropriadas das FAU - se os russos sofrerem pesadas perdas e encontrarem forte resistência, eles não irão mais longe e ficarão entrincheirados na área capturada. Mas se não forem detidos e não causarem grandes perdas, começarão a tomar outras áreas ao longo da fronteira, a fim de primeiro afastar a frente da fronteira com a federação russa, e depois usar esta frente como um possível trampolim para uma ofensiva por forças maiores. 

As perdas russas no território russo: 4 blindados BMP e 1 camião/caminhão Ural

No momento, a ofensiva russa não representa uma ameaça direta a Kharkiv, não há ameaça de uma rápida captura da cidade. Para a defesa de Kharkiv, o comando ucraniano concentrou forças significativas. 

Mas a situação é muito perigosa para o futuro e requer ações rápidas e profissionais do comando ucraniano, a fim de tomar a iniciativa tática através do reconhecimento e da derrota precisa da infantaria russa. 

Esta coluna de equipamento russo tentou invadir a fronteira pela manhã. Parte dos equipamentos foi queimada ainda no território russo, outra parte escapou, agora as FAU estão procurando os restantes.

Sem comentários: