quarta-feira, março 27, 2024

A rússia viola as normas internacionais do direito humanitário

A Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos da ONU na Ucrânia publicou o 38º relatório sobre a situação dos direitos humanos na Ucrânia para o período de 1 de dezembro de 2023 à 29 de fevereiro de 2024. 

▪ A missão da ONU registou a execução de pelo menos 32 prisioneiros de guerra ucranianos pelos ocupantes russos durante o último Inverno. Isto é significativamente mais do que em qualquer um dos períodos anteriores.

▪ De acordo com os resultados das pesquisas realizadas com aqueles que foram libertados do cativeiro russo, a Missão da ONU descobriu que os ucranianos estão sujeitos à violência, em particular sexual.

▪ São generalizados os casos de espancamentos, choques eléctricos, ameaças de tiro, exaustão por fome e condições inadequadas de detenção, recusa em prestar assistência médica.

▪ A Rússia ignora deliberada e sistematicamente as normas internacionais do direito humanitário relativo ao tratamento de prisioneiros de guerra.

▪ Apesar disso, a propaganda russa apela insidiosamente aos militares ucranianos para que se rendam voluntariamente, retratando as vantagens enganosas de tal acto.

Sem comentários: