terça-feira, março 05, 2024

Ucrânia afunda no Mar Negro a corveta russa «Sergey Kotov»

Na noite de 4 para 5 de março de 2024, a unidade especial do GUR do Ministério da Defesa da Ucrânia «Grupo 13», atacou e afundou o navio patrulha da frota russa do Mar Negro «Sergei Kotov». 

Os TG canais russos confirmam que «Sergiy Kotov» afundou num ponto 5 quilómetros a sul do cabo Takil, sendo atingido cerca de 4 quilómetros mais a sul. 

A missão ucraniana ocorreu em cooperação entre as FAU e o Ministério da Transformação Digital da Ucrânia. Como resultado do ataque de cinco drones navais Magura V5, o navio russo do projeto 22160 sofreu danos na popa, nos lados direito e esquerdo. O navio foi atingido por um incêndio nas águas territoriais da Ucrânia, perto do Estreito de Kerch. 

O custo do navio naufragado é de cerca de 65 milhões de dólares. Sabe-se que aparentemente uma parte da tripulação do navio foi salva, mas também houve baixas, entre mortos e feridos, escreve a página ucraniana Novynarnia. Havia um helicóptero Ka-29 a bordo, que se afundou juntamente com a cotveta, - informa a Marinha da Ucrânia. 

Bónus 

O Tribunal Internacional de Haia emitiu mandados de prisão para o comandante da aviação de longo alcance da federação russa, tenente-general Sergey Kobylash, e para o comandante da Frota do Mar Negro da federação russa, almirante Viktor Sokolov. Eles são reconhecidos como individualmente responsáveis ​​criminalmente pelos crimes de guerra de atingir bens civis na Ucrânia e pelos crimes de guerra de causar danos incidentais excessivos a civis ou danos a bens civis. 


Sem comentários: