quinta-feira, março 28, 2024

A violência sexual russa como forma de subjugar os ucranianos

A Procuradoria-Geral da Ucrânia documentou 101 casos de violência sexual por parte de ocupantes russos contra homens ucranianos durante a invasão em grande escala. Mais de 50 deles são de Kherson. Testemunhos de várias vítimas foram incluídos no filme intitulado «Ele também: histórias de homens ucranianos violentados por ocupantes russos». 
O documentário revela a verdade sobre a violência sexual contra homens ucranianos, cometida por soldados do exército russo nos campos de tortura de Kherson, disse Nastya Stanko, editora-chefe da agência de investigação jornalística Slidstvo.Info, no briefing. do serviço ucraniano da Voz da América. 

No contexto do crime de guerra de violência sexual, fala-se sobretudo de mulheres, afirma a investigadora. Embora tenha sido documentada essa tortura brutal de crianças e homens, este é um assunto mais tabu. De acordo com o relatório da ONU, mais de metade dos soldados ucranianos entrevistados foram abusados ​​sexualmente em cativeiro – ou seja, 39 prisioneiros de guerra.

Quatro homens concordaram em contar aos jornalistas do Slidstvo.info sobre a violência que sofreram durante a ocupação, quando os militares russos os mantiveram nos campos de tortura de Kherson pela sua activa posição pró-ucraniana. 

Para forçar a cooperação e quebrar psicologicamente os homens, os russos violaram-nos ou ameaçaram estuprá-los. “É difícil comentar as ações dos estupradores, mas obviamente não se trata de prazer pervertido, mas sim de estupro como forma de subjugar as pessoas”, diz Stanko. 

Os heróis do filme contaram detalhes dolorosos - os militares russos, ao torturá-los, tentam quebrar os homens e forçá-los a cooperar. Fórceps são usados ​​para tortura, os órgãos genitais são presos com ferramentas quase medievais, partes do corpo são ameaçadas de serem cortadas, expostas, corrente elétrica é aplicada ao corpo.

1 comentário:

Anónimo disse...

É a continuação do trabalho da Horda.