quarta-feira, março 13, 2024

Os mercenários cubanos na guerra neocolonial russa contra Ucrânia

No ano passado (2022), as autoridades cubanas anunciaram que tinham detido 17 pessoas sob suspeita de recrutar cidadãos involuntários para se juntarem à sua guerra ilegal de agressão contra a Ucrânia. O promotor José Luis Reyes disse que os suspeitos estavam sendo investigados por recrutar mercenários e poderiam enfrentar a pena de morte. No entanto, relatórios confirmados de Cuba, incluindo vídeos, mostram que alguns destes suspeitos já foram libertados, sem acusação nem julgamento. 

As centenas de tropas cubanas enviadas para a Ucrânia, incluindo relatórios confirmados de oficiais militares e muitos deles com antecedentes militares, são o resultado directo da estreita colaboração que o governo cubano prestou à vergonhosa invasão russa da Ucrânia. Por exemplo, testemunhámos esta estreita colaboração entre ambos os governos nas Nações Unidas. Em fevereiro de 2022, Cuba votou contra a necessidade urgente de debater a invasão russa da Ucrânia no Conselho de Segurança.Em setembro de 2022, Cuba votou contra a possibilidade do presidente Volodymyr Zelensky de se dirigir à Assembleia Geral por videoconferência. 

Em outubro de 2022, Cuba se absteve de votar para condenar a anexação de territórios russos pela Rússia. Em 14 de setembro de 2023, Julio Antonio Garmendia Peña, embaixador cubano em Moscovo/u, afirmou que Cuba não se opunha à «participação legal» dos cubanos na chamada “operação militar especial” de Putin. Estas acções documentadas, bem como outras, indicaram claramente o preconceito pró-Moscovo/ou na invasão da Ucrânia pelo governo cubano. Ninguém que saiba quão estritamente o estado policial cubano opera acreditaria que centenas de homens poderiam ser transferidos para a rússia sem o regime tomar o conhecimento ou tiver a participação na referida ação. 

Leia mais em: https://www.elnuevoherald.com/opinion-es/article286472545.html 

Bónus

Um mercenário cubano recentemente capturado na área de Mariinka. Apresenta-se como Frandário. O preso contou 35 cidadãos cubanos na sua unidade. Ele foi servir porque lhe foi prometida cidadania russa e cerca de três mil dólares de salário.  

Temos também um vídeo exclusivo feito durante o treino/amento dos cubanos na cidade russa de Tula. Diante de você está a base de treino/amento da unidade militar 55599, ou seja, a 106ª Divisão Aerotransportada de Guardas do exército russo. 

É nas unidades desta divisão que os cubanos são matriculados após treino/amento na base. Sabe-se que, em geral, cerca de quatrocentos mercenários cubanos passaram por esse treinamento. Olhando para estes jovens entusiasmados, surgem dúvidas sobre as afirmações do ocupante de que, dizem, não sabia sobre o seu envio para as unidades de assalto.

Sem comentários: