quarta-feira, outubro 02, 2019

Projeto MARIA dedicado ao Holodomor será exibido em Paris

A artista ucraniano-canadense Lesia Maruschak, criadora da instalação de arte multimédia MARIA, dedicada ao Holodmomor, exibirá seu trabalho em outubro em Paris, na França, como parte da ParisArtistes e da prestigiada exposição fotográfica Objectif FEMMES.

O Projeto MARIA é um tributo às vítimas do Holodomor de 1932-33 – genocídio da fome na Ucrânia soviética, onde milhões de pessoas morreram. Político e intencional, Holodomor foi um ataque patrocinado pelo Estado soviético contra um único grupo étnico como parte do novo modelo socio-económico da União Soviética que exigia a subjugação da população ucraniana cuja consciência nacional estava no caminho da nova ordem. No centro, está uma única imagem vernacular de uma jovem, Maria F., que sobreviveu e atualmente reside no Canadá.

Lesia Maruschak estará entre 70 artistas franceses e internacionais contemporâneos, emergentes e estabelecidos, que exibirão seu trabalho em diversos meios em 7 locais parceiros em Paris durante o fim de semana de 4 a 6 de outubro de 2019.

Do grupo de artistas participantes do ParisArtistes, Lesia Maruschak foi escolhida como um dos cinco fotógrafos a serem exibidos na exposição de fotos Objectif FEMMES - um evento anual que mostra o trabalho de talentosas fotógrafas. Lesia exibirá MARIA, um Mobile Memorial Space que recorda o Holodomor, genocídio do povo ucraniano, inspirado na história de um sobrevivente do Holodomor que vive atualmente no Canadá. A instalação inclui escultura, filme, livros e arte.

A exposição fotográfica da Objectif FEMMES será exibida de 1 a 8 de outubro de 2019, nas salas requintadas da Prefeitura do 9º distrito de Paris, com o apoio do prefeito Delphine Bürkli.

“O Congresso Mundial Ucraniano felicita Lesia Maruschak por essa conquista notável e convida todos os amigos da Ucrânia em Paris e arredores a visitar essas exposições”, disse o vice-presidente do CMU/UWC e presidente do Comité Internacional de Consciência e Reconhecimento de Holodomor do CMU/UWC, Stefan Romaniw. “É obrigação de todas as comunidades afetadas pelo genocídio incentivar o diálogo e a arte é uma ferramenta muito poderosa com a qual a conversa é ativada e as pontes são construídas.”

No início deste ano, em maio, o livro de arte de Lesia Maruschak, MARIA, ganhou o prémio mais alto no Festival Internacional do Arsenal de Livros em Kyiv e foi colocado na lista curta do Festival de Photobook de Atenas e no prestigiado Prix du livre, Recontres d'Arles.

Saber mais sobre ParisArtistes# http://www.parisartistes.com

Saber mais sobre a Objectif FEMMES:
https://www.objectif-femmes.art/page/objectif-femmes-2019

Sem comentários: