terça-feira, abril 19, 2016

A libertação da Nadiya Savchenko: mais que provável

Dado que nas últimas 48 horas apareceram diversas informações sobre a possível libertação da deputada e piloto ucraniana Nadiya Savchenko, em cativeiro russo-terrorista desde verão de 2014, importa ouvir as fontes realmente próximas do caso. O seu advogado Ilya S. Novikov e o presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko.
No dia 19 de abril o presidente Poroshenko pela primeira vez pessoalmente falou com Nadiya telefonicamente. [Para evitar as possíveis provocações] a conversa foi mantida via telefone do Cônsul da Ucrânia [em Rostov-no-Don], que recebeu a permissão de levar o aparelho à cadeia do isolamento operativo (SIZO). O presidente Poroshenko contou à Nadiya sobre os esforços empreendidos para a sua libertação. Nos últimos meses todos falaram sobre a possível troca da Nadiya pelos oficiais do GRU Aleksandrov e Yerofeev, que foram ontem (18/04/2016) considerados culpados das atividades terroristas no território da Ucrânia. Sem violar as leis ucranianas, não é possível nem lhes conceder a perdão, nem os entregar à Rússia até que a sua sentença transitará em julgado. Isso só pode acontecer no dia 18 de maio (na Ucrânia os condenados têm 30 dias para apelação, contra 10 dias na federação russa). Caso apelação seja apresentada, tudo irá se prolongar por mais algumas semanas.
Ontem (18/04/2016) discuti possíveis variantes com os advogados dos membros do GRU. Ontem existia a informação [dos advogados] que a decisão judicial será recorrida e o pedido de clemência não é aceitável [por parte dos militares russos]. Hoje (19/04/2016) foi recebida a informação do que Yerofeev não tenciona recorrer. Considero isso como um sinal positivo, possivelmente o procedimento de preparação da troca já foi iniciado e já começou a funcionar e da Rússia foi recebido um sinal confirmativo. Espero que Aleksandrov também alinhará nessa decisão. Está nos interesses de todos os participantes.
Após a conversa com o presidente Poroshenko, mas também com a mãe e a irmã, que estiveram presentes, Nadiya Savchenko concordou em parar com a greve de fome. Senão, pareceria que ela estaria à forçar Ucrânia libertar os terroristas sem a confirmação oficial da sua sentença definitiva. A decisão privaria Ucrânia, no futuro, do leque diverso das opções jurídicas resultantes dessa decisão e criaria uma situação de desigualdade na troca. No futuro isso poderia invalidar a libertação do [Oleg] Sentsov, Soloshenko e outros ucranianos (ler mais sobre os prisioneiros políticos ucranianos nas cadeias russas). Em resultado, Nadiya concordou em parar a greve de fome e iniciar o procedimento complexo da saída desta situação física.
A equipa que luta pela Nadiya Savchenko

São exactamente estas notícias que nos esperávamos nas últimas duas semanas, e senão até nos últimos dois anos. Principalmente estas foram esperadas pela Maria Ivanivna Savchenko [a mãe da Nadiya].

Por sua vez, o presidente Petró Poroshenko contou que na conversa com Nadiya Savchenko transmitiu lhe as palavras de apoio e admiração: “Nadiya se tornou o símbolo da Ucrânia”. Petró Poroshenko também lhe contou o teor da sua conversa com presidente russo sobre a possibilidade da sua libertação e juntamente com a mãe e irmã, pediu para parar a greve de fome. O presidente agradeceu a decisão da Nadiya em concordar (fonte).
Além disso, o presidente ucraniano unforma que o Ministério da Justiça e MNE da Ucrânia receberam a ordem para trabalhar os mecanismos do mais rápido regresso da Nadiya Savchenko para casa. Petro Poroshenkó está pronto à enviar o avião presidencial para levar Nadiya à Ucrânia. Como o presidente disse numa outra ocasião: “Farei tudo para o regresso da Nadiya Savchenko à Ucrânia”.

À não esquecer outros POW ucranianos nas cadeias russas, o mais conhecido dos quais é o realizador Oleg Sentsov (no vídeo em baixo a mãe do anarquista Olexandr Kolchenko conta sobre a importância de correspondência com os prisioneiros ucranianos: "as cartas é uma linha que os une"):

Sem comentários: