terça-feira, dezembro 01, 2015

O blindado popular ucraniano “Azovets”

Na base da fábrica “ATEK” (Kyiv), o grupo de engenharia afeto ao regimento “Azov” apresentou o protótipo do novo blindado ucraniano, pensado nos combates urbanos e chamado “Azovets”.
Os trabalhos foram coordenados pelo antigo engenheiro-chefe e construtor principal da fábrica dos blindados de Kharkiv “Malyshev”, Mykola Stepanov. Ele, por sua vez, recebia as dicas, praticamente em regime online, diretamente dos voluntários do regimento “Azov” da linha da frente. Um destes voluntários foi lendário Yevhen Sitenko aka “Staf” (tapou com o próprio corpo um obus terrorista, perdeu vários litros (!) de sangue, mas sobreviveu).
“Azovets” terá 4 linhas da defesa: a blindagem integral de 40 mm e a blindagem dupla do fundo do veículo; o complexo modular de proteção dinâmica “Nizh” (Faca) de fabricação ucraniana e usado pelas FAU desde 2003; um nível extra de blindagem de carbeto de alumínio debaixo da blindagem principal (aumenta a proteção do blindado em 50%); e por último, debaixo da capa do novo blindado está escondido o tanque de combate clássico “T-64”.
Além disso, do corpo do “Azovets” foram removidos os equipamentos óticos externos, chamados de “tríplex” no calão militar, por serem primeiros alvos dos franco-atiradores inimigos; em contrapartida o operador do “Azovets” usará um sistema de câmaras de vídeo protegidas e pequenas que permitem uma visão de quase 180º, observando as imagens do exterior nos 3 ecrãs (1 principal e dois auxiliares);  por fim, o “Azovets” terá à bordo dois drones, com o termovisor com a capacidade de visionar os alvos até 7 km de distância;   
Armamento: dois módulos de combate, compostos por até 3 morteiros com a capacidade de lançar as granadas de fragmentação até 200-300 metros; 2 canhões antiaéreos duplos Gryazev-Shipunov GSh-23; 2 sistemas de lança-mísseis guiados, Stugna-P / Skif com alcance de até 4 km e RK-3 “Corsar” com alcance de até 2,5 km. Preço: cerca de 5 milhões de USD; tripulação: 4 pessoas.

O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, convidado para apresentação oficial do protótipo, informou os jornalistas que até o fim do ano o blindado poderá ser colocado em testes, para a apreciação da comissão estatal (fonte).
https://www.youtube.com/watch?v=jcyfpISWsVI
Bónus
A empresa ucraniana Galushki.com apresenta a sua nova série de postais “Cidades da Ucrânia”, com o preço simbólico de 3 UAH (0,12 USD).
Os postais é a nossa maneira de abrir Ucrânia aos turistas e aos ucranianos. E se pelo menos uma pessoa ganhará a vontade de visitar Ucrânia e para conhecê-la, isso será o maior prémio para nós.

Sem comentários: