segunda-feira, fevereiro 23, 2015

O chique soviético da Anzhela Dzherih

"Adivinhação na espuma de sabão"
A pintora ucraniana Anzhela Dzherih desenha ao estilo primitivista, retratando quotidiano soviético de 30-40 anos atrás. As suas obras não são ideológicas, Anzhela se centra nos detalhes e na estilística da época: solteironas sonhadoras, cavalheiros desajeitados, pioneiros – continuadores, marinheiros, caucasianos e babushkas – velhotas nas entradas do prédios cinzentos de habitação...
"Body-arte"
"8 de março"

A pintora nasceu em 1965 na cidade de Donetsk, no leste industrial ucraniano. Lá foi graduada na escola de arte, mas aos 27 anos se muda para Moscovo, um dos episódios da sua vida artística. Neste momento novamente reside em Donetsk.
"As fantasias masculinas"
O seu percurso Anzhela descreve de maneira simples: “Escola, escola de arte, procura de trabalho e depois apenas as pinturas. É tudo!”
"O filme interessante"
"O leite condensado"

Escolhendo como pseudónimo o apelido do avô, Anzhela Dzherih, desenha como gosta e não organiza as exposições da sua pintura. “Eu sou livre, livríssima,” – explica ela. No entanto, as suas obras, que a própria pintora chama de “desenhos”, se encontram nas coleções privadas na Ucrânia, Alemanha, Espanha, EUA e Israel. Os compradores são pessoas mais diversas. “E seguramente com o sentido de humor”, – acrescenta Anzhela.
"A arte pura"
Fonte:
Ver e comprar:
http://arts.in.ua/artists/anqil

Sem comentários: