sexta-feira, dezembro 12, 2014

A nova Força Aérea da Ucrânia


Como não recebem armas de ninguém, os ucranianos tratam de reconstruir a sua Força Aérea. Estão no processo final de modernização e reapetrechamento de algumas dezenas de aviões de ataque em profundidade / bombardeiros Sukhoi Su-24 Fencer, e da mesma versão destinada à guerra electrónica e ao reconhecimento, Su-24MR, ou «Fencer E».

Texto e fotos por: Nuno Rogeiro (o título e as modificações mínimas são de responsabilidade do nosso blogue).

A Força Aérea da Ucrânia tinha nos seus depósitos quase 150 destes aparelhos. A modernização inclui novos sistemas de comunicação, posicionamento, novo cockpit, novos assentos ejectáveis, novas contra-medidas e contra-contra medidas, novos radares, possibilidade uso de armas de última geração e....alguma tecnologia «furtiva».

Um dos engenheiros do programa diz que «dentro de semanas teremos uma mistura de F.111, Su-24 e...B2.». Um exagero, mas...


Nas fotos (em cima): reconstrução de alguns módulos.

A “família” dos Mig

Os cerca de 100 Mig-29 da Força Aérea – depois de perdidas 28 à 35 unidades na Crimeia, quase todas em reparações na altura, estão distribuídos agora pelas de Sknyliv-Lviv, Vasylkiv (região de Kyiv), Zhulyany (Kyiv) e Gostomel. Estão quase todos modernizados para as versões MU1, com maior poder de detecção de longa distância, e com uma versão próxima do Mig-33 multi-funções.
Mig-29 do agrupamento "Falcões ucranianos" com mísseis ar-ar modernizados


Possuem também novos padrões de camuflagem. Serão essencialmente caças-bombardeiros e interceptores, com alguns aparelhos em tarefas de reconhecimento armado.

A família do Su «Frogfoot»

Outro elemento importante na reconstrução da Força Aérea ucraniana são as esquadras de Su-25 «Frogfoot». Trata-se daquilo que os ucranianos possuem mais próximo do «A.10» Thunderbolt II americano, essencialmente voltado para o combate ar-solo, contra grandes concentrações de material.


Os ucranianos perderam cerca de 10 Su-25 na guerra com os anexionistas do Donbas, mas possuem cerca de 75 em modernização ou operacionais, nas bases de Kubalkino e Chortkiv (região de Lviv), e agora também em Kramatorsk e Kharkiv. Os Su-25 modernizados receberam novos instrumentos de voo, cockpit, novos sensores e armas, e estão, depois do «upgrade» M1/UBM1, à par com o Su-25KM.

A família do Su «Flanker»




Outra grande preocupação: as esquadras de intercepção e superioridade aérea com os Sukhoi Su-27 Flanker. Os ucranianos tinham cerca de 60 aparelhos, modernizados a partir das versões UB1M/UP1M, S1M e P1M. Estão agora todos ao nível do Su-30/32, nas bases de Mirhorod, Kubalkino e na «base secreta» de testes da Antonov, em Gostomel (arredores de Kyiv). Nas fotos, treinos com «chaffs», flares e com os mísseis R-27 (130 km de alcance) e R-73/74 840 km de alcance), modernizados.

A família dos helicópteros



E os helicópteros. A Ucrânia tinha nos seus armazéns centenas de Mi-8, Mi-17, Mi-24/35 Mils, de transporte, reconhecimento, evacuação médica, ataque e multi-funções. Desde maio colocou em serviço cerca de 100, modernizados.


Muitas transformações foram feitas em parceria com empresas polacas e francesas, e espera-se a entrada em funções de cerca de 25 helis de ataque de última geração.

1 comentário:

Jest nas Wielu disse...

Os brasileiros podem e devem reportar as atividades terroristas dos seus co-cidadãos à ABIN: http://www.abin.gov.br/modules/faleconosco/