Como não recebem armas de ninguém, os ucranianos tratam de reconstruir a
sua Força Aérea. Estão no processo final de modernização e reapetrechamento de
algumas dezenas de aviões de ataque em profundidade / bombardeiros Sukhoi Su-24
Fencer, e da mesma versão destinada à guerra electrónica e ao reconhecimento, Su-24MR,
ou «Fencer E».
Texto e fotos por: Nuno Rogeiro (o
título e as modificações mínimas são de responsabilidade do nosso blogue).
A Força Aérea da Ucrânia tinha nos seus depósitos quase 150 destes aparelhos.
A modernização inclui novos sistemas de comunicação, posicionamento, novo
cockpit, novos assentos ejectáveis, novas contra-medidas e contra-contra
medidas, novos radares, possibilidade uso de armas de última geração
e....alguma tecnologia «furtiva».
Um dos engenheiros do programa diz que «dentro de semanas teremos uma
mistura de F.111, Su-24 e...B2.». Um exagero, mas...
Nas fotos (em cima): reconstrução de alguns módulos.
A “família” dos Mig
Os cerca de 100 Mig-29 da Força Aérea – depois de perdidas 28 à 35 unidades
na Crimeia, quase todas em reparações na altura, estão distribuídos agora pelas
de Sknyliv-Lviv, Vasylkiv (região de Kyiv), Zhulyany (Kyiv) e Gostomel.
Estão quase todos modernizados para as versões MU1, com maior poder de detecção
de longa distância, e com uma versão próxima do Mig-33 multi-funções.
Mig-29 do agrupamento "Falcões ucranianos" com mísseis ar-ar modernizados |
Possuem também novos padrões de camuflagem. Serão essencialmente
caças-bombardeiros e interceptores, com alguns aparelhos em tarefas de
reconhecimento armado.
A família do Su «Frogfoot»
Outro elemento importante na reconstrução da Força Aérea ucraniana são as
esquadras de Su-25 «Frogfoot». Trata-se daquilo que os ucranianos possuem mais
próximo do «A.10» Thunderbolt II americano, essencialmente voltado para o
combate ar-solo, contra grandes concentrações de material.
Os ucranianos perderam cerca de 10 Su-25 na guerra com os anexionistas do
Donbas, mas possuem cerca de 75 em modernização ou operacionais, nas bases de
Kubalkino e Chortkiv (região de Lviv), e agora também em Kramatorsk e Kharkiv.
Os Su-25 modernizados receberam novos instrumentos de voo, cockpit, novos
sensores e armas, e estão, depois do «upgrade» M1/UBM1, à par com o Su-25KM.
A família do Su «Flanker»
Outra grande preocupação: as esquadras de intercepção e superioridade aérea
com os Sukhoi Su-27 Flanker. Os ucranianos tinham cerca de 60 aparelhos,
modernizados a partir das versões UB1M/UP1M, S1M e P1M. Estão agora todos ao
nível do Su-30/32, nas bases de Mirhorod, Kubalkino e na «base secreta» de
testes da Antonov, em Gostomel (arredores de Kyiv). Nas fotos, treinos com
«chaffs», flares e com os mísseis R-27 (130 km de alcance) e R-73/74 840 km de alcance), modernizados.
A família dos helicópteros
E os helicópteros. A Ucrânia tinha nos seus armazéns centenas de Mi-8,
Mi-17, Mi-24/35 Mils, de transporte, reconhecimento, evacuação médica, ataque e
multi-funções. Desde maio colocou em serviço cerca de 100, modernizados.
Muitas transformações foram feitas em parceria com empresas polacas e
francesas, e espera-se a entrada em funções de cerca de 25 helis de ataque de
última geração.
1 comentário:
Os brasileiros podem e devem reportar as atividades terroristas dos seus co-cidadãos à ABIN: http://www.abin.gov.br/modules/faleconosco/
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