quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Ucrânia sangra, mas resiste



Na sua agonia, o regime do Yanukovych já não sente nenhum limite na vontade de conservar o poder. Até este momento cerca de 10 ativistas foram assassinados pelos disparos de franco-atirador (provavelmente, usando a arma com silenciador) nas imediações do hotel “Kozatsky” (uma das extremidades da Maydan – Praça de Independência de Kyiv). Os manifestantes não querem entregar os corpos dos mortos às ambulâncias (no receio do que estes poderão “desaparecer” sem deixar qualquer rasto), escreve Censor.net.ua
 
Polícia (ou a secreta SBU) usa AKM contra o seu próprio povo...
Escreve o blogueiro Vic Beretton:
 
Bandidos "titushky" armados o lado de polícia "Berkut"
Ontem (19.2.2014) cerca de 5h00 de manha, no cruzamento das ruas Volodymyrska e Grande Zhytomyrska (praça de Santa Sofia), em frente do hotel Hayatt, polícia e bandidos-titushki montaram a emboscada. Era o caminho que as pessoas usavam, para durante toda a noite, à pé e de carro chegar à igreja de São Miguel, levar os medicamentos aos gravemente feridos (na igreja foi montado o hospital de campanha). Disparavam (polícia e bandidos-titushki) contra as pessoas à queima-roupa. Resultado: dois assassinados, uma pessoa foi gravemente ferida no pulmão, foi operada na igreja de São Miguel...

Uma moradora de Kyiv foi atingida nas costas pela granada policial de som e luz (foto em baixo, para ler e ver mais: Fakty.ictv.ua).


Escreve o blogueiro Yuri Mindyuk:


Muitos tem a esperança do que (Yanukovych) irá parar o derramamento de sangue por causa de mais algumas palavras de preocupação dos EUA e da UE. Mas graças ao Deus, a maioria simplesmente faz o seu trabalho: uns trazem a comida, outros medicamentos, outros preparam ou lanças os coquetéis, outros arrancam e preparam as pedras da calçada, pois entendem – eles são a sua própria esperança.

Revolução e JO


A esquiadora ucraniana Bohdana Matsetska e o seu treinador e pai, Oleh Matsetsky expressaram a sua atitude em relação aos acontecimentos na Ucrânia. Eles publicaram no Facebook o manifesto em que afirmaram que deixam os Jogos Olímpicos de Sochi em protesto contra as ações das autoridades ucranianas que permitiram o derramamento de sangue no país. Os atletas escrevem que Viktor Yanukovych é culpado pelos confrontos entre polícia e manifestantes, que causaram a morte de 26 pessoas em ambos os lados. Além da Bohdana Matsetska, no dia 19.2.2014 mais alguns atletas decidiram mostrar o seu respeito pelas vítimas, pretendendo usar as faixas negras. Mas a Carta Olímpica proíbe essa atitude, informa o blogue da rádio moscovita Eco de Moscovo.

Guerrilha de libertação

Na estrada nacional Odessa – Kyiv, na província de Cherkassy, os camponeses da localidade de Mankivka, montaram o posto de controlo, para não deixar passar os bandidos e polícias em direção de Kyiv. Eles interceptaram e queimaram o autocarro com titushky e alvejaram um outro autocarro com polícia. Um dos ativistas (homem de 40 anos) perdeu a vida na ação, atropelado pela viatura de luxo.


As pessoas indignadas pararam o autocarro que transportava as tropas do ministério do interior, partiram as janelas e furaram os pneus. Os soldados, após entregarem a munição, foram libertados e enviados de volta à sua base. Os insurgentes também pararam e queimaram o autocarro de dois pisos (tipo “Neoplan”), que transportava os banidos-titushky da Crimeia para Kyiv (no vídeo em baixo).
Fonte e Vídeo:

Sem comentários: