domingo, fevereiro 16, 2014

Tortura na Ucrânia: bala, choque elétrico ou facada



Um dos ativistas da Maydan contou aos jornalistas sobre as torturas às quais foi submetido pelos polícias de choque “Berkut”, que lhe propuseram a escolha entre: o choque elétrico, disparo de bala de plástico na perna ou uma facada no ombro. 

O jovem ucraniano, Oleksandr Sydorenko, morador da cidade de Kryviy Rih, visitou em Kyiv a sua namorada. No dia 21 de janeiro ele foi detido pela polícia na rua Hrushevsky, quando estava a assisir os confrontos.

Oleksandr Sydorenko contou que foi torturado pelo “Berkut”, que lhe ofereceram a escolha: levar com o choque elétrico, ser atinguido pela bala de plástico na perna ou levar uma facada no ombro.

Além disso, os polícias embrulharam a sua cabeça no papel higiénico e bateram nele até que o papel ficou totalmente molhado de sangue. Em resultado, o jovem tem uma costela partida, traumatismos craniano e toráxico.  


Caso de um outro ativista. No dia 24 de janeiro a polícia de tránsito deteve o ativista Ovsienko, por causa dos pneus que este estava a transportar. Três dias mais tarde, o tribunal de Kyiv deliberou a sua detenção por 30 dias, acusando o ativista de “organização de protestos em massa, reunião de mais de 5 mil pessoas”.

O ativista não reconhece nenhuma culpa nos seus atos e promete lutar contra a injustiça.

Fonte:

Sem comentários: