sábado, fevereiro 22, 2014

Revolução ucraniana: vitória quase



Parlamento ucraniano sob a defesa da Revolução

As notícias saem mais rapidamente do é humanamente possível as traduzir. Tudo indica que o regime sangrento do Yanukovych caiu quase totalmente, o seu próprio paradeiro é desconhecido, a Revolução e as suas unidades das autodefesas estão no controlo absoluto da capital ucraniana, cidade de Kyiv.

A jornalista e blogueira Olga Len informa do Parlamento ucraniano:

Os deputados preparam-se para votar imediatamente a decisão de nacionalizar o palácio de luxo em Mezhgirya (que Yanukovych construiu com o dinheiro público, passando o para a propriedade privada num esquema fraudulento). Também há uma forte vontade de dissolver a unidade de polícia de choque “Berkut” (responsável pelos assassinatos, torturas e humilhações públicas dos cidadãos).
 
O povo a passear no palácio de Mezhgirya
O líder do partido VO Liberdade propôs como o novo chefe do Ministério do Interior, o deputado da VO Batkivshyna, Arsen Avakov, o deputado Andriy Parubiy (o comandante-chefe das autodefesas da Maydan) apoiou essa decisão. A jornalista Tetiana Mokridi informa que o ex-ministro do Interior, Vitaly Zakharchenko abandonou a Ucrânia, refugiando-se na vizinha Belarus (existe a informação do que as autoridades da Belarus deram ao ex-ministro o tempo até 18h00 do dia 22.2.2014 para deixar o território do país). O deputado Andriy Parubiy informa no seu FB do que as tropas do Ministério do Interior de Kyiv, comandadas pelo tenente-general Konoplianyk mostraram a sua vontade de seguir as ordens da Maydan e do Parlamento ucraniano.

O novo chefe do Parlamento é Olexander Turchynov (liderava a secreta SBU no 1º Governo pós-Revolução Laranja). Turchynov informa os deputados que Yanukovych está fora da capital, 309 deputados votam pela deliberação à Administração Presidencial de procurar o paradeiro do presidente. Os 332 deputados votam pelo seguimento das obrigações internacionais na libertação da Yulia Tymoshenko. A sua filha, Eugénia, anuncia que está no caminho ao Kharkiv, na companhia dos diplomatas ocidentais para libertar a mãe. Pede às unidades do Ministério do Interior não interferirem na ação.

Foi votada a não confiança ao procurador-geral Pshonka (247 votos), demissão do chefe do Parlamento Rybak (326 favoráveis) e vice-chefe Kaletnik (326 favoráveis).

Separatistas de Kharkiv
 
Separatistas de Kharkiv...
Ninguém sabe onde está Yanukovych, existe a informação do que o seu avião presidencial pousou na cidade de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos (informação da Espreso.tv). A sua porta-voz diz que Yanukovych está na Ucrânia, na cidade de Kharkiv, onde o presidente do concelho municipal local, Gennadiy Kernes anunciou a reunião magna dos separatistas (deputados de todos os níveis do leste da Ucrânia, da Crimeia e da cidade de Sebastopol). 

O Parlamento ucraniano votou a deliberação sobre a prevenção de separatismo, 319 votos ao favor (2/3 são 300 votos). A deliberação considera como separatismo “as negociações de políticos individuais com os representantes dos países estrangeiros sobre a divisão territorial da Ucrânia”.

Parece que os separatistas entenderam a mensagem, dado que um dos organizadores da “Frente Ucraniana”, Gennadiy Kernes disse o seguinte: “Sou pelo país unido, Kharkiv foi e será a parte do país unido; em Kharkiv não há nenhuma reunião golpista separatista, aqui se reuniram os líderes responsáveis”, escreve a edição Hvylya.org

O membro da Comissão Central de Eleições, Andriy Megera, informou que quaisquer decisões tomadas em Kharkiv não serão legítimas, além disso, os separatistas limitaram-se apoiar a decisão sobre a passagem de todo o poder nas suas zonas de influência para as autarquias, que já pela Lei atual possuem algum poder limitado. Também apareceu a informação do que Kernes e o chefe da Administração Estatal de Kharkiv, Mykhaylo Dobkin, neste momento já abandonaram a Ucrânia.

Liderança da "frente ycraniana" foge da Ucrânia...
Recorda-se que nas vésperas, na noite do dia 21 de fevereiro, as autodefesas da Maydan tomaram pacificamente o bairro governamental, após a polícia abandonar as suas posições no centro de Kyiv. Juntamente com os militantes do “Setor da Direita”, autodefesas controlam Parlamento Ucraniano, Gabinete dos Ministros, Administração Presidencial e sede do Ministério do Interior em Kyiv. A secreta ucraniana SBU também anunciou oficialmente que cessa a sua preparação para “execução da operação antiterrorista”, informa LB.ua

Lista dos que morreram na Maydan (75 pessoas, incompleta e em constante atualização):
 
Enterro do Anatoly Zhalovaha, 33 anos, Lviv...
Recordaremos, que pelos dados do Ministério da Saúde, nos dias 18-21 de fevereiro em Kyiv morreram 77 pessoas, foram feridos 577, destes 369 foram hospitalizados...

Sem comentários: