domingo, julho 01, 2012

Recordar Roman Shukhevych


O futuro comandante do Exército Insurgente Ucraniano, general Roman – Taras Shukhevych, nasceu em 30 de junho de 1907, hoje ele faria 105 anos.

Na foto: o documento forjado pela resistência ucraniana, que o general Shukhevych, usou em 1945-1949 (ID temporário em nome do Orlovych Maksym Stepanovych, alegadamente emitido pelo 4° departamento da milícia do NKVD de Lviv em 3 de março de 1945).

Ler mais:

2 comentários:

Europeísta disse...

Jest,

vc poderia nos falar um pouco do bordado ucraniano - Вишивка? Esse costume é tipicamente ucraniano ou russo também? E tb aqueles pães que são todos enfeitados em cima, como é o nome daquilo? Aqueles enfeites, como eles conseguem fazer isso?

Jest nas Wielu disse...

Vyshyvanka - bordados são feitos por todos os povos eslavos, dai não é possível dizer que é tipicamente ucraniana. Mas cada região ucraniana tem os motivos típicos, ai sim, é possível dizer que essa ou aquela camisa (vyshyvanka) ou motivo é tipicamente ucraniano. Os motivos "ponto-cruz" são os motivos trazidos pelas revistas alemães de especialidade do século XIX. Os tipicamente ucranianos são ondulantes.

Pão deve ser Korovai, não sou especialista, mas aqui vai a receita www.sociedadeucraniana.com.br/Materias/O_Lavrador_412.pdf e
www.youtube.com/watch?v=DWl_i84yJKw