sexta-feira, julho 06, 2012

NYT sobre a situação na Ucrânia


O jornal americano NYT publicou o artigo sobre a situação na Ucrânia, desencadeada pela aprovação fraudulenta da Lei № 9073, que coloca a maioria ucraniana em situação linguística desvantajosa no seu próprio país.

O artigo cita as palavras do Vitali Klitschko, o campeão dos pesos pesados na versão da WBC e o líder do partido UDAR que irá disputar as eleições legislativas no final de outubro deste ano. “Porque a língua principal na Alemanha é alemão”, perguntou Klitschko sarcasticamente. “Porquê a língua principal da França é o francês?”

***

Na Presidência da República foi desmentido o encontro informal entre o presidente Yanukovych e o chefe demissionário do Parlamento, Volodymyr Lytvyn. As pessoas próximas do Yanukovych também dão entender que a Lei № 9073 poderá ser vetada ou então receberá a indicação de a tornar ligeiramente menos agressiva para com a língua ucraniana. Os patriotas ucranianos continuam a defender a Casa Ucraniana em Kyiv, um dos deputados da oposição, Andriy Parubiy já recebeu a intimação administrativa na qualidade da pessoa responsável por “perturbar a ordem pública”.

Deputado do partido “União Popular – Nossa Ucrânia”, Ihor Palytsya, registou no parlamento o projeto – lei № 10700, que prevê que todos os funcionários públicos da Ucrânia sejam obrigados a serem fluentes em ucraniano e obrigatoriamente usar a língua ucraniana no decorrer das suas atividades profissionais nas estruturas do estado ucraniano.

Sem comentários: