domingo, dezembro 25, 2011

Georgiana em La Scala


A cantora georgiana Nino Surguladze alcançou o sucesso uma década atrás, na sua carreira da cantora de ópera, a Prima da famosa La Scala.
por: Kate Darchia (edição de Outubro da revista “Elite” – Geórgia)
Antes de se dedicar à opera, Nino Surguladze já era bem conhecida como cantora pop (gosta dos The Beatles e Michael Jackson). Ela explica que o seu pai gostava muito de ópera, no entanto em criança era difícil para ela ouvir árias, agora se recorda, rindo. Em geral, os pais tiveram um grande impacto sobre as suas escolhas profissionais. Nova, ela até tinha outras aspirações, embora hoje não consegue imaginar a sua vida sem o canto. O seu segredo está no talento natural e claro, no trabalho duro, tal como é necessário em todas as outras áreas para alcançar o sucesso.
Vida pública e pessoal
A Academia da La Scala foi um grande desafio para ela. Teve que superar inúmeros obstáculos: ela estudou línguas estrangeiras, a barreira da língua existia para se singrar na sua profissão. Além disso, Nino teve uma vida independente, deveria, constantemente, tomar as diversas decisões importantes, estar muito sozinho em um ambiente estranho.
Vida pessoal? Não existe. É um trabalho difícil de partilhar a energia com outras pessoas. “Estou adiar tudo e não me arrependo por um segundo. É uma questão de escolha. Eu creio que Deus não dá tudo às pessoas, o sucesso é alcançado à custa de alguma coisa. O amor pode ser expresso em música. Sacrifico a vida privada. No entanto, não me importo com estas questões”, conta Nino. Na Itália ela ganhou muitos amigos, brincando, compara a sua vida à dos gatos, encontrando uma perspectiva diferente para a vida e gosta disso.
La Scala a ensinou como comunicar com os colegas. Visto de fora, tudo parece muito mais complicado, mas na verdade em todos os países são respeitados e apreciados os mesmos sentimentos de amizade, por isso Nino é apreciada pelos colegas. Em toda parte existem os mesmos valores e assim a construção dos relacionamentos é mais fácil, explica ela.
Maestro
Na La Scala Nino Surguladze encontrou um homem que mudou radicalmente a sua vida, o grande músico Ricardo Mutti. Maestro Mutti fez crescer a confiança do Nino no seu próprio desempenho. A próxima etapa é manter essa confiança. Nino já trabalhou com outros grandes músicos, mas o maestro Mutti baseia a sua carreira nas relações humanos, que é muito importante para o sucesso da cantora.
Carreira
Ricardo Mutti duas vezes a colocou na abertura da temporada da La Scala. Nino tinha 24 anos e foi uma experiência de grande stress para ela, mas também uma grande alegria. Com Mutti, Nino Surguladze cantou a bela ópera de Rossini “O Faraó” e a ópera de Verdi “Rigoletto”, onde teve a parceria com Plácido Domingo. A ópera foi transmitida ao vivo pela televisão em muitos países, incluindo Geórgia. A cantora também cantou em Madrid e gostou.
A sua personagem favorita é Cármen, com quem sente um monte de afinidades: características da personagem, o sentimento da liberdade. Entre o amor e a liberdade, a cantora escolhe a liberdade, tal como a sua Cármen.
Dificuldades
Surpreendentemente, os antibióticos tornam-se uma “insanidade”, é preciso saber manter o peso e ter muito cuidado com os seus hábitos alimentares. As restrições podem ser muito chatos: aveia e farelo de cereais da manhã para o pequeno almoço, preferir os alimentos cozidos, como peixe, beber muita água, ter cuidados redobrados com a pele por causa da maquilhagem constante dos palcos (a parte mais vulnerável é o pescoço), não poder comer o sorvete no Inverno. A água não deve ser muito fria, evitar o ar – condicionado, evitar bebidas alcoólicas e cigarros, não forçar a voz.
E o resto? Ter um descanso, quando estiver em Tbilisi. Entre todos os países e capitais, o Tbilisi é o local com quem tem as melhores relações. Planos para o futuro? Conseguir um novo contrato com La Scala...
Fonte:

Sem comentários: