sexta-feira, agosto 26, 2011

Setembro de Ouro: As Crónicas da Galiza


O filme documentário ucraniano “Setembro de Ouro: As Crónicas da Galiza 1939-1941” retrata a ocupação da Ucrânia Ocidental pelas tropas soviéticas (parte do Pacto Molotov-Ribbentrop), em 1939. Os territórios ocupados da Galiza, incluindo Lviv, foram incorporados na República Socialista Soviética da Ucrânia.
O filme é baseado nos depoimentos das testemunhas de comunidades ucraniana, polaca e judaica, que até o início da década de 1940 representavam os principais grupos étnicos de Halychyna (Galiza). Noticiários e os comentários dos estudiosos e historiadores são referenciados ao longo do documentário.
O director do filme é Taras Khymych, estúdio Invert Pictures, actores: Galyna Dalyavska, Yuri Khvostenko, Lev Rega, Volodymyr Pravosudov, Natalya Lisova, participação musical  Pikkardiyska Tertsiya.
Comprar o filme em DVD na Amazon, Ebay ou Spheremaster    
Ver o trecho no YouTube:

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu tenho muito interesse por essa região da Ucrânia, dizem que é uma parte do país bastante Européia: a arquitetura, cultura, história, religião e etc... Acho que é pelo fato dessa região ter pertencido a Polônia e depois ao Império Austro-húngaro. Há duas regiões que pertenceram tb a Romênia. Tudo isso torna essa parte da população mais propensa a Europa e ao Ocidente. É verdade que a região de Lviv é conhecida por sua produção local de chocolate? Eu li um artigo a respeito mas que não era muito elucidativo a esse respeito. São baratos?

Jest nas Wielu disse...

Halychyna (Galiza Ucraniana) pertencia ao Império Austro – Húngaro até 19 de Outubro de 1918, dia em que é proclamada a República Popular da Ucrânia Ocidental (ZUNR), desde 18 de Julho de 1919 é ocupada pela Polónia, em 17 de Setembro de 1939 é invadida pela URSS.
/É verdade que a região de Lviv é conhecida por sua produção local de chocolate?/
Parece que sim, veja os pormenores aqui: http://www.chocolate.lviv.ua/index.php
?page=1&cid=1&language=2