quinta-feira, agosto 11, 2011

Carta à Presidenta Sra. Dilma Roussef

Yulia Tymoshenko

Curitiba, 08 de agosto de 2011,
Exma. Sra. Dilma Roussef DD.
Presidenta da República Federativa do Brasil Brasília – DF

Senhora Presidenta, a Representação Central Ucraniano Brasileira – RCUB, que congrega as organizações civis e religiosas, representativas de meio milhão de brasileiros descendentes de ucranianos, vem junto a Vossa Excelência solicitar que a República Federativa do Brasil manifeste ao Governo da Ucrânia que a comunidade ucraniana brasileira espera a pronta liberdade da ex-Ministra Yulia Tymoshenko e sua preocupação com os contínuos processos contra os opositores políticos por parte das autoridades da Ucrânia. Encaminhamos, em anexo, as manifestações do Congresso Mundial Ucraniano, organismo de coordenação internacional para as comunidades ucranianas no mundo, e que representa os interesses de mais de 20 milhões de ucranianos, com membros em mais de 30 países, da qual a Representação Central Ucraniano Brasileira é membro integrante. O Congresso Mundial Ucraniano é uma organização não governamental reconhecida pelo Conselho Social e Econômico das Nações Unidas, com estatuto de membro consultivo.

VITORIO SOROTIUK,
Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira,
+55 41 99815402, sorotiuk@vrs.com.br

Prisão por motivos políticos da ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko

O Congresso Mundial Ucraniano (UWC) está gravemente preocupado com a contínua perseguição de opositores políticos por parte das autoridades do governo ucraniano. Em 5 de Agosto de 2011, o UWC denunciou a prisão por motivos políticos da ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko e pediu sua libertação imediata – Veja. A comunidade internacional já advertiu as autoridades do governo ucraniano contra o uso do aparelho de Estado para obter ganhos políticos, a exemplo da tentativa de remover a líder da oposição política ucraniana da corrida às eleições legislativas de 2012. A UWC agora convida a V. Excia de aumentar a pressão sobre as autoridades do governo ucraniano e exigir a libertação imediata da Sra. Yulia Tymoshenko. O desrespeito persistente, por autoridades do governo ucraniano de chamadas da comunidade internacional para que cesse a perseguição de opositores políticos não pode ser tolerada. Uma mensagem inequívoca precisa de ser transmitida de que autoridades do governo ucraniano não podem presidir o Comité de Ministros do Conselho da Europa e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, enquanto abertamente desrespeita os valores fundamentais europeus, caso contrário, as críticas da comunidade internacional continuarão a ser ignoradas, sendo vistass apenas como retórica.

O Congresso Mundial Ucraniano é um organismo internacional de coordenação das comunidades da Diáspora ucraniana, representando os interesses de mais de vinte milhões de ucranianos, tendo as organizações membros em mais de trinta países. Fundado em 1967, o UWC foi reconhecido em 2003 como uma organização não-governamental pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, com o estatuto consultivo especial.

Atenciosamente, pelo Congresso Mundial Ucraniano,
Eugene Czolij, Presidente,
c.c. Sua Excelência, Viktor Yanukovich, Presidente da Ucrânia

Sem comentários: