sexta-feira, abril 04, 2008

Diplomata ucraniano visita Moçambique

A Comunidade Ucraniana de Moçambique teve a honra de receber o Encarregado de Negócios a.i. da Ucrânia na República de Angola e em Moçambique (com residência em Luanda, Angola), Sua Excia. Sr. Volodymyr Kokhnó, que esteve de visita à capital moçambicana entre os dias 30.03 à 02.04 do ano em curso.

Nos dias 31 de Março – 01 de Abril, Sr. Volodymyr Kokhnó realizou vários reuniões com as entidades oficiais de Moçambique, entre estes os encontros no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação; Ministério da Agricultura; Ministério da Indústria e Comércio; Ministério da Defesa e Centro de Promoção de Investimentos (CPI). No Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, o diplomata ucraniano entregou um dossier completo sobre Holodomor, a Grande Fome artificial, planeada e praticada contra a Nação ucraniana pelas autoridades da URSS em 1932 – 1933.

No dia 31 de Março os ucranianos e amigos da Ucrânia residentes em Moçambique, realizaram o cocktail de confraternização em honra da Sua Excia. Sr. Volodymyr Kokhnó, que por tradição teve o lugar no simpático e acolhedor hotel “Terminus” na cidade de Maputo. No encontro eram presentes cerca de 30 personalidades, que representaram todos os grupos profissionais e estratos sociais da comunidade. O encontro produziu várias recomendações práticas, que servirão para incrementar o intercâmbio entre a sociedade civil moçambicana e ucraniana, salientando a importância desta comunidade no país.
Espera-se que a visita do diplomata ucraniano poderá contribuir para estreitar os laços de cooperação política, económica, cultural e desportiva, através das crescentes relações bilaterais entre Moçambique e Ucrânia.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 31 DE MARÇO

17h00 – Um cocktail comemorativo, alusivo à visita da Sua Excia. Sr. Volodymyr Kokhnó à Moçambique (hotel “Terminus”, cidade de Maputo), seguido do debate sobre algumas iniciativas que envolvem a Ucrânia, Moçambique e a comunidade ucraniana residente no país.
19h00 – Secção de fotografia
19h30 – Finalização do acto solene.

Sem comentários: