sexta-feira, abril 04, 2008

Ucrânia e NATO

No sua ultima cimeira em Bucareste, a Aliança Atlântica não conseguiu chegar ao consenso sobre a entrada da Ucrânia e Geórgia na organização. NATO não fechou as portas completamente, prometendo que Ucrânia e Geórgia poderão juntar-se a organização um dia.

E a questão não se prende apenas com o simples medo da velha Europa de ficar sem o gás, sofrendo a retaliação russa, também não podemos esquecer o medo e desconfiança dos burgueses europeus perante o “Leste”. Neste “Leste” parece que todos são gente boa, já falam as línguas, mas sabe-se lá, quem eles são no seu íntimo. Pode ser que são uns comunas escondidos, pensa o pequeno burguês ocidental ... e prefere ficar sem o “Leste” na NATO e com gás em casa. Fica muito mais cómodo...

O maior contestatârio do NATO na Ucrânia é o Partido de Regiões, que conta com os profissionais de relações públicas ligados ao partido republicano dos EUA. E paga pela participação no comício uns míseros 35 UAH (6,7 USD). Isso na capital. Nas zonas de maior influência do Yanukovich, as pessoas são simplesmente dispensados do trabalho e por livre e expontânea pressão entram nos autocarros para ir ao comício. Uns até gostam, pois os comícios são animados por velhas glórias soviéticas e uns roqueiros obscuros que descobriram a sua vocação anti – Ocidental.

Mais fotografias:
http://community.livejournal.com/ua_politika/253391.html
http://ax-libris.livejournal.com/133974.html
http://eagle-x.livejournal.com/452087.html
http://a1ienka.livejournal.com/23327.html

Sem comentários: