No dia 31 de Março vários activistas ucranianos fizeram parte no comício internacional “Apoia Tibete”, acção que tive lugar em 80 cidades dos 27 países do mundo.
Os participantes reuniram-se em frente da Embaixada da RP China em Kyiv, segurando os seguintes dísticos: “É o tempo de diálogo com Dalai – Lama”, “Paz em Tibete”, “Meu coração está em Tibete”. Participantes manifestaram-se contra assassinatos, prisões arbitrárias e repressões em Tibete.
Até agora não se sabe ao certo, o número dos tibetanos que foram presos pelas forças chinesas, a “Amnistia Internacional” afirma que existe a possibilidade real que essas pessoas foram torturados.
Líderes políticos dos vários países manifestaram-se contra as acções do Pequim, a Ucrânia oficial ainda não emitiu nenhuma opinião. Os participantes no comício fizeram um abaixo assinado para o Presidente Viktor Yushchenko, chefe do Parlamento Ucraniano (Verhovna Rada), Arseniy Yatsenyuk e a Primeira – Ministra Yulia Timoshenko, com pedido de reagir aos acontecimentos em Tibete. “Interesses políticos e económicos não podem ser mais importantes do que moral e a vida das pessoas”, - se diz na carta.
Alem disso, a Embaixada chinesa em Kyiv recebeu uma petição assinada on-line por 1.400.000 cidadãos de todo o mundo, que exorta o líder da China, Sr. Hu Jintao a “respeitar os direitos humanos e começar o verdadeiro diálogo com Dalai – Lama”.
Fonte:
http://savetibet.org.ua/NEWS/news108.htm
Fotos:
http://picasaweb.google.com.ua/Apsara2007/SaveTibet
Sem comentários:
Enviar um comentário