quinta-feira, abril 24, 2008

Shevchenko e Ira Aldridge

Ira Frederick Aldridge, nascido em Nova Iorque aos 24 de Julho de 1807 e falecido durante a digressão artística, na cidade polaca de Łódź aos 7 de Agosto de 1867, é um talentoso actor afro — americano, que inesperadamente tornou-se amigo do maior poeta ucraniano – Taras Shevchenko.

Em 1825 Ira Aldridge emigrou para a Inglaterra, no Outono de 1858 tinha visitado a cidade russa de São Petersburgo. A sua primeira peça, Otelo de William Shakespeare foi estreada naquela cidade aos 10 de Novembro de 1858. Taras Shevchenko criou uma forte amizade com Ira Aldridge, muitas vezes poeta ucraniano assistia os seus espectáculos, encontrava-se com ele nos salões da cidade, assim como pintou um retracto do actor, terminado aos 25 de Dezembro de 1858.

Existia muita coisa parecida entre estes duas pessoas: a parecença das suas vidas, Shevchenko nasceu um servo, Aldridge era vitima do racismo, ambos eram vítimas da discriminação e injustiças da sociedade daquela época, ambos amaram muito o seu povo que ansiava a liberdade. Para entrar no teatro que amava tanto, mas onde a entrada era proibida aos “negros e cães”, Aldridge tornou-se criado de um actor, na juventude, Shevchenko uma vez foi severamente castigado por causa de um bocadinho da vela, que gastou, desenhando a noite...

Aldridge tinha dificuldade de pronunciar os nomes eslavos, por isso ele chamava Shevchenko de «the artist». Mas gostava das musicas ucranianas, embora só falava inglês, quando Shevchenko não sabia de inglês nenhuma palavra.

Retracto

Para desenhar o retracto de Aldridge, Shevchenko precisava que este fique imóvel, mas actor tinha dificuldade de ficar quieto, por isso pedia licença para cantar. Aldridge cantava as canções típicas afro – americanas, que subiam de tom, até que se transformavam em dança. Depois, actor representava cenas inteiras de humor quotidiano, Shevchenko cantava as canções ucranianas, falava-se sobre as diferenças e similaridades dos diferentes povos, sobre as semelhanças do folclore, etc.

Fonte:
http://litopys.org.ua/shevchenko/shev10033.htm http://litopys.org.ua/shevchenko/spog60.htm

Sem comentários: