quarta-feira, abril 09, 2008

Presidente ucraniano em África

Presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko, está de visita à Grande Jamahiriyah Socialista Popular da Líbia Árabe (Líbia), onde se encontrou com chefe do estado líbio, coronel Muammar Khadafi.

Durante o encontro entre os líderes de dois países, foram discutidas as questões de cooperação económica e comercial, pesquisas de petróleo, agricultura, cosmos, aeronáutica civil e transportes, nomeadamente a possibilidade da Ucrânia construir no país caminhos de ferro e pontes.

Presidente ucraniano também propôs aumentar o número dos estudantes líbios a formarem-se na Ucrânia nas especialidades ligadas às indústrias do gás, petróleo, aeronáutica civil e agricultura.

Além disso, a Ucrânia está propor introduzir os melhoramentos na legislação de dois países, para garantir a defesa dos direitos dos cidadãos, nomeadamente a extradição mútua nos casos civis e criminais (na Líbia existem casos dos médicos ucranianos que vivem em regime de semi – escravidão, vítimas das acusações absurdas e multas milionárias).

Tendo em conta do que no biénio 2008 – 2009, a Líbia é o membro não permanente do Conselho da Segurança do ONU, durante a visita do líder ucraniano também foram discutidas as questões de segurança internacional; luta contra o terrorismo; contra o comércio ilegal das armas e o crime organizado; reformas da ONU; resolução das crises em Darfur e Kosovo; a questão da Palestina, entre outros.

Viktor Yushchenko levantou a questão do possível reconhecimento pela Líbia do Holodomor, como acto do genocídio contra o povo ucraniano. A delegação da Líbia foi oficialmente convidada para participar nas comemorações do 75º aniversário do Holodomor, que será lembrado em toda a Ucrânia e na Diáspora nos dias 21 – 22 de Novembro de 2008.

Durante a sua visita, Presidente ucraniano visitou as ruínas da cidade Leptis Magna, fundada pelos fenícios e que situa-se à 140 quilómetros da capital da Líbia, Trípoli. Viktor Yushchenko disse que essa cidade lhe lembrou a cidade ucraniana de Quérson e que gostaria de aprender a experiência da Líbia em transformação da sua cidade em Património Mundial da UNESCO. No lado ucraniano, o trabalho árduo de tratar o Quérson dignamente, foi entregue ao Yuriy Yekhanurov, Ministro da Defesa da Ucrânia.

Fontes:
http://www.president.gov.ua/news/9539.html
http://www.president.gov.ua/news/9561.html
http://ledilid.livejournal.com/148081.html

Fotos:
Mykola Lazarenko(с)

Sem comentários: