terça-feira, abril 08, 2008

Lviv terá café masoquista

No dia 6 de Abril, na cidade ucraniana de Lviv foi inaugurado um café original, dedicado ao masoquismo e ao seu fundador, natural de Lviv, Leopold von Sacher-Masoch.

As portas de vidro no “Masoch-Cafe” terão a forma de buraco de fechadura, pois Leopold von Sacher-Masoch adorava espreitar outros a fazerem amor, os interiores são ornamentados com algemas, correntes e cassetetes. “Os fregueses poderão pega-los e usa-los”, - está rindo-se um dos autores da ideia, Yuri Nazaruk.

Os serventes têm como uniforme vestes de cabedal preto, o menu possui vários pratos afrodisíacos que evocam o desejo sexual: salada “Banho e cassetete”, prato quente “Não apreces o final”, fondue de chocolate “12 princípios da libertinagem”, fruta com nata “Cabeçada da paixão”.

As opiniões dos próprios moradores de Lviv dividem-se: acham que o café vai trazer mais turistas, mas que não está de acordo com o “espírito religioso católico da cidade”. Confessam que vão visitar o café, mas que este não será o seu “ponto de encontro” habitual e querem que o café saia do centro da cidade por causa da ... vergonha. Enfim, quem conhece os ucranianos em geral e os da Galiza em particular, sabe que estas são respostas típicas dos “nashi lyude”...

Daqui a uma semana, na entrada do “Masoch-Cafe” será inaugurado pequeno monumento do Sacher-Masoch. O monumento de bronze com estatura de 1.70, terá uma particularidade, será possível meter a mão no bolso das calças do escritor, para apalpar o seu “BI”, dizem que isso dá sorte... Alem disso, no peito do escritor será montada uma lupa, que permitirá ver os desenhos eróticos. O monumento custou cerca de 15.000 USD.

Leopold von Sacher-Masoch nasceu em Lviv em 1836 na família do Director da Polícia de Lviv (austríaco de origem espanhola) e ucraniana Charlotte von Masoch, filha do reitor da Universidade de Lviv.

Sacher-Masoch faz parte da história da literatura mundial não apenas como “pai” do masoquismo, para os leitores primeiramente alemães e franceses e europeus em geral, ele divulgou a vida popular da Europa do Leste, foi considerado “poeta nacional da Galiza ucraniana”.

Em 1886, durante a sua viagem ao Paris, escritor foi recebido em audiência pelo Presidente francês e condecorado com a Cruz da Legião de Honra. Sacher-Masoch morreu em 1895, mas a urna com os seus restos mortais foi destruída num incêndio em 1929.
Sítio do cafe na Internet:

Sem comentários: