quinta-feira, outubro 13, 2016

Made in Ucrânia: o armamento da vitória ucraniana

Na cidade de Kyiv decorre a 13ª Expo internacional «Armamento e Segurança – 2016». A envergadura da Expo neste ano ultrapassou todas as suas edições anteriores, acolhendo mais de 400 participantes dos 13 países.
As empresas ucranianas e estrangeiras exibiram as suas melhores criações, entre diversos tipos de blindados, drones e armas ligeiras. A Expo foi oficialmente inaugurada pelo Secretário do Conselho Nacional da Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO), Oleksandr Turchynov, Ministro da Defesa, Oleksandr Polatarak e Ministro do Interior, Arsen Avakov. Para conhecer as novidades do complexo industrial da defesa da Ucrânia vieram dezenas de delegações oficiais dos diversos países do mundo.

Uma das representações mais largas da Expo pertence à empresa de Pesquisa e Produção “Practika” (1993) que apresentou mais de 10 novos protótipos de blindados ligeiros, incuindo o mais esperado blindado «Otaman», uma estreia absoluta.
A diferença principal do «Otaman» dos outros blindados modernizados foi o desenvolvimento de uma nova plataforma 6x6. O blindado é fabricado de acordo com as exigências da NATO: o seu motor é Deutz, a transmissão é Allison, o sistema ótico, faróis e suspensão são ocidentais. Armamento é ucraniano, o veículo mostrado na Expo é armado com o canhão “emprestado” do autopropulsado 2S1 «Gvozdika» de 122 mm. Embora, como explicam os seus criadores, a plataforma permite a colocação no “Otaman” de qualquer tipo de armamento, desde canhão de artilharia até a metralhadora. 
Além do «Otaman» na mesma plataforma 6x6, a empresa criou o blindado 8x8, no formato de modernização profundo do BTR-60.

O grupo automotivo «Bohdan» 
Bars-8
O grupo trouxe ao Expo a versão renovada do seu veículo blindado “Bars-8”, com o módulo de combate «Taypan», criado pelo holding estatal «SpetsTehExport». O novo módulo exerce a orientação automática do canhão contra os alvos selecionados, fixa o alvo, independentemente dos movimentos do veículo durante a condução e fornece o rastreamento automático de alvos. “Taypan” também possui o sistema de emissão automática de comandos de orientação de armas, tendo em conta as condições meteorológicas, o tipo de munição e armamento, velocidade angular e distância ao alvo.

Empresa «Varta»
"Varta"
A empresa ucraniana privada «Os blindados ucranianos» (Kharkiv) apresentou dois veículos blindados «Varta», 4x4 e 6x6. O veículo blindado 4x4 é criado na base do camião MAZ (Belarus) e pode transportar até 10 pessoas. O copo do veículo é feito de aço sueco e suporta o disparo de bala anti-blindagem de 7,62 mm à uma distância de 10 metros. “Varta” possui a proteção anti-minas e aguenta a explosão equivalente aos 6 kg de TNT.

Grupo KrAZ
O grupo automotivo KrAZ estreou a novidade – o seu novo veículo 4x4 militar «KrAZ-Hulk».

Fábrica «Leninska Kuznya»
Tryton-01
A fábrica naval de Kyiv, «Leninska Kuznia», especializada em fabricação de navios  e equipamentos marítimos, em poucos anos começou fabricar o armamento e outros equipamentos militares. Na Expo a fábrica é representada pelo veículo blindado «Tryton-01», morteiro UAG-40 e VTNT «Piranha».
VTNT "Piranha"
A «Piranha» é uma estreia absoluta. As funções principais deste VTNT é transporte de carga, munições e feridos, recolha de informação e apoio tático à infantaria. O seu armamento é uma metralhadora de 12,7 mm que pode ser substituída pelo morteiro. Raio de ação via rádio é até 10 km, através do cabo até 2 km.

Holding estatal «UkrOboronProm»
VTNT "Phantom"
O Holding levou ao Expo a sua produção já conhecida, nomeadamente VTNT «Phantom», que despertou o interesse do Ministro da Defesa Nacional da Roménia, Mihai Stănişoară e os blindados BTR-4, BTR-3 e veículo blindado ligeiro «Dozor», os três já em uso no decorrer de OAT.
BTR-4

Grupo de engenharia «Azov»
Blindado "Azov"
O grupo de engenharia do regimento “Azov” apresentou o novo blindado ucraniano «Azov» – a modernização profunda do blindado BRDM-2. Tal como no caso do tanque «Azovets», a modernização foi feita na base dos fundos próprios, embora sob acordo com o Ministério da Defesa da Ucrânia. Em breve, “Azov” passará pelos testes de fábrica e do polígono, após disso o Ministério tomará a decisão sobre a possibilidade do uso do veículo pelos militares ucranianos.

Bureau de Construção «Luch» e «Yuzhnoe»
Mísseis ar-ar
«Luch» apresentou os seus mísseis antitanque já conhecidos, «Stugna-P» (Skif), «Falarick», «Conus» e «Combate», além dos mísseis de aviação da classe «ar-ar».
Mísseis antitanque (de cima para baixo): "Falarick-90" (90 mm), "Stugna" 100 mm;
"Falarick-105" 105 mm; "Conus" 120 mm; "Combate" 125 mm 
O Bureau “Yuzhnoe” trouxe apenas os modelos dos mísseis “Korshun” e o estágio de foguetão de combustível sólido para o míssil “Grom”.
"Korshun"
"Grom"
Empresa «Stiletto»
O grande interesse dos militares e dos peritos presentes chamou a produção da britânica «Stiletto». A empresa produz a munição 7.62 / 51 que executa a trabalho de artilharia – facilmente fura não apenas os coletes prova-de-bala da 6ª classe de proteção, mas também danifica os blindados ligeiros BMP e BTR. Como brincaram os fabricantes, as suas balas passarão o mais moderno blindado ligeiro russo «Tigr», «de uma ponta à outra».

Fonte & fotos: @UNIAN
A 3ª série do blindado principal ucraniano BM "Oplot" (Kharkiv)
O príncipe real da Malásia, presente na Expo, Syed Faizuddin Putra, prestou a especial atenção aos veículos blindados “Dozor-B” e BTR-3E, aos mísseis antitanque “Stugna-P”/ “Skif” e ao poderoso tanque ucraniano “Oplot”. O príncipe irá considerar a aquisições de alguns destes armamentos para as forças armadas da Malásia (fonte). 

Sem comentários: