domingo, julho 24, 2016

As batalhas pelas cidades de Toretsk e Bahmut

Dois anos atrás, em 21 de julho de 2014, as unidades conjuntas do 73º Centro marítimo de operações especiais da Ucrânia, efetuaram a operação relâmpago especial, libertando dos invasores russos a cidade mineira de Torestsk (ex-Dzerzhinsk). Os 33 combatentes, mais 8 comandos do grupo de cobertura, tomaram a cidade de 35.000 e por quase oito horas heroicamente resistiram ao ataque dos cerca de 200 terroristas fortemente armados, reforçados por 2 tanques e blindados BMP.
https://www.youtube.com/watch?v=NtGaknIAmYk

No vídeo dos combates aparece a viatura ligeira “Tavria” de cor azul, que foi metralhada pelas forças ucranianas nas proximidades do Conselho Municipal da cidade (fonte). Informamos, na viatura estavam os terroristas armados e como tal, eles foram liquidados. Os cidadãos pacíficos não andam nos locais dos combates urbanos, exatamente por serem as zonas de combates.
Mais, os terroristas, além de usarem o terror contra os alvos civis, ainda usam os meios de transporte civis sem as marcar como “transporte de terroristas” e  até usam os civis como escudos, quando são perseguidos e aniquilados pelos exércitos.

Ora vejamos outra situação com uso do transporte civil pelos terroristas. A defesa da cidade de Bakhmut (na altura ainda Artemivsk) em 7 de junho de 2014. A cidade está totalmente sob controlo dos terroristas. As forças ucranianas possuem na cidade apenas alguns grupos das forças especiais 3º Regimento de spetsnaz de Kirovohrad, spetsnaz da polícia militar de Vasylkiv e uma companhia da proteção da Base dos blindados de Artemivsk. Praticamente cercada, a companhia defendia a base (com muitos blindados e munição) e ainda os armazéns subterrâneos de armamento (armas e munições), situadas nas minas de sal nos arredores de Artemivsk (aldeia de Paraskoviyivka). Ambas as bases estão marcadas no mapa, na cidade foram montados os postos de controlo dos terroristas, se movimentam os seus grupos móveis.
No mesmo dia 7, em Artemivsk é ferido e tomado como refém o comandante da base, Volodymyr Chobotok. Um dos grupos das forças especiais ucranianas, 6 pessoas, num mini bus civil branco (no vídeo), foram para o libertar dos terroristas.  

Numa viatura civil com a qual os ucranianos se cruzaram na estrada, estavam se transportar os terroristas. O vice-comandante ucraniano tomou a decisão antecipada e a viatura dos terroristas foi fuzilada: três terroristas foram liquidados; um ferido e mais um capturado. Entre os liquidados estava o “comandante militar de Artemivsk” o terrorista “Veles”. O grupo ucraniano levou os documentos e as armas dos terroristas liquidados.
Outro grupo ucraniano, comandado pelo oficial “Vírus”, saindo da base dos blindados de Paraskoviyivka, passou pelo posto de controlo terrorista em velocidade, disparando em andamento. Os terroristas abriram o fogo em resposta, uma das balas atingiu o oficial ucraniano na pistola, outra furou a placa lateral da viatura ao lado do passageiro. O grupo achou e conseguiu evacuar o comandante ucraniano.

Sensivelmente ao mesmo tempo, à cidade veio mais um grupo do spetsnaz ucraniano, comandado pelo coronel Oleksandr S. Trepak (o lendário ciborgue “Reduto” da defesa do aeroporto de Donetsk). O seu grupo entrou em combate com o posto de controlo terrorista que nas vésperas tinha passado o grupo do “Vírus”, capturando o posto dos terroristas na saída da cidade. O próprio “Reduto”, foi ferido em combate, mas continuou a comandar o seu grupo. O spetsnaz ucraniano garantia a defesa do posto, ora tomado.     

O comandante ferido, Volodymyr Chobotok, foi evacuado de helicóptero ao hospital, mesmo ferido, o comandante “Redut” recusou a sua própria evacuação e na noite seguinte o seu grupo aniquilou um grupo inteiro dos terroristas comandados pelo Igror Bezler (“Bes” / Demónio), vindo da Horlivka. Naquele combate os ucranianos conseguiram capturar o novinho camião blindado russo “Kamaz”, uma metralhadora pesada NSV e um morteiro AGS. Mas isso já é uma outra estória.

No vídeo que se segue, os moradores locais filmaram o momento do fuzilamento da viatura “civil” dos terroristas pelo grupo ucraniano. O vídeo é bastante épico, embora algo cortado e montado, mas vale à pena ver:
https://www.youtube.com/watch?v=R9yiOALFh3I

Bónus

Os amigos brasileiros da Ucrânia (obrigado Foxtrot!), passaram nos o vídeo que mostra o ataque falhado dos terroristas contra as forças ucranianas (vídeo é legendado em inglês). Embora o vídeo não possui a data específica, possivelmente mostra os combates pelas cidades Toretsk e Bahmut (ação começa à partir do 2º minuto):
https://www.youtube.com/watch?v=p72KRQwYeMo

Bónus 2

“Fuzileiro naval”, o vídeo musical do ator e cantor ucraniano, Dmytro Linartovych, o herói principal do drama militar ucraniano FireCrosser. A letra e música: Dmytro Linartovych; realizador: Vadym Stasyuk; com apoio da Televisão Militar da Ucrânia e da TV Briz.ua.
https://www.youtube.com/watch?v=S7F4xrzHgTE

Sem comentários: